Palacio galveias

palacio galveias

Qual é o nome do Museu do Palácio de Galveias?

Museu do Oriente lança novos desafios para 2022 Encontre nome, morada, imagens, contactos, horário de funcionamento e localização de Palácio Galveias, espaço expositivo em Lisboa. Inauguração da Exposição Pablo Picasso.

Onde está localizada a freguesia de Galveias?

O município era constituído por uma freguesia e tinha, em 1801, 1 112 habitantes. A freguesia de Galveias é uma importante povoação do concelho de Ponte de Sor e encontra-se situada na encosta de uma colina fértil, na margem esquerda do rio Sor, distando cerca de 12km da sede de concelho.

Onde fica o Palácio Távora?

O Palácio Távora-Galveias, localizado na freguesia de S. Sebastião da Pedreira, é um dos exemplares mais significativos das residências nobres de Lisboa do séc. XVII, bem como da casa nobre portuguesa seiscentista. Ao longo do tempo o Palácio conheceu vários proprietários. Mandado construir por um dos membros da família Távora em meados do séc.

Quem são os protagonistas da história da freguesia de Galveias?

Entre os protagonistas da história mais recente da freguesia de Galveias, destaca-se a Família Marques Ratão, constituída na segunda metade do século XIX, a partir do casamento de Manuel Marques Ratão com Maria Clementina Godinho de Campos.

Quais são as principais características da Villa das Galveas?

Em 1708, na Corografia Portugueza, Carvalho da Costa apresenta-a como «a muito amena, & saluberrima Villa das Galveas, que antigamente foy Aldea no termo de Aviz, chamada Villa Nova do Laranjal, por ser muito abundante de frutas de espinho, & estar quasi cercada de hum alegre valle, povoado de muitos pomares de excellentes frutas».

Onde está localizado o Palácio de Távora?

Apesar de actualmente a sua localização ser central em Lisboa, quando foi construído, em meados do século XVII, o Palácio destinou-se a casa de campo dos Marqueses de Távora, permanecendo na família até 1759, data em que confiscado pelo Estado no âmbito do célebre processo dos Távoras .

Qual é a origem da família dos Távoras?

A Casa da Torre das Pedras, em Paredes da Beira ( São João da Pesqueira ), cuja Torre foi originalmente construída por D. Rozendo, 1.º senhor de Távora, que conquistou Paredes aos Mouros, continua hoje na posse dos descendentes dos fundadores.

Qual é o afluente do rio Távora?

O rio Távora nasce próximo a Trancoso e corre para norte até desaguar no rio Douro, do qual é um afluente. Tem como principais afluentes as ribeiras de Gradiz, Rio de Mel, Açores e da Lezíria.

Quais são as principais características do Palácio Galveias?

No palácio Galveias as janelas de sacada do pátio ostentam curiosos frontões semicirculares, concheados, de tipo renascentista, e que aparecem também na arquitetura religiosa nos princípios do século XVII. Do exterior pode-se ver o portão heráldico, ricamente trabalhado, de tipo maneirista, sobre o qual se destacam as armas da cidade de Lisboa.

O que aconteceu com o Palácio do Duque de Aveiro?

Embora os Távora fossem seus semelhantes, o rei quis que a lição fosse aprendida e para que nunca mais a nobreza se rebelasse contra a autoridade régia. O palácio do Duque de Aveiro, em Lisboa, foi demolido e o terreno salgado, simbolicamente, para que nunca mais nada ali crescesse.

Postagens relacionadas: