Idade da reforma 2023

idade da reforma 2023

Qual é a idade legal para reformar-se em 2022?

Quem quiser reformar-se em 2022, enfrenta uma idade legal de 66 anos e 7 meses. A idade legal da reforma está indexada à esperança média de vida, e é este indicador (que retrocedeu com as mortes de pessoas mais velhas durante a pandemia) que acaba por ditar o recuo da idade da reforma daqui a dois anos.

Quais são as exceções para pedir a reforma em 2022?

Tendo pelo menos 15 anos de descontos, a regra é que poderá pedir a sua reforma em 2022, sem penalizações, se tiver completado 66 anos e 7 meses. No entanto, existem exceções que permitem que se peça a reforma antes de concluída a idade legal, como sejam as longas carreiras contributivas e as profissões de desgaste rápido.

Qual a diferença entre a reforma antecipada com 63 anos e 43 anos de descontos?

Na prática, em 2022, ao requerer a reforma antecipada com 63 anos e 43 anos de descontos, vai sofrer um corte de 15,5% na pensão a receber. E porquê? com 43 anos de descontos, a idade pessoal de reforma seria aos 65 anos e 7 meses (exemplo acima); ao requerer aos 63 meses, está a antecipar a idade pessoal em 31 meses (2 anos+7 meses);

Qual é a idade legal da reforma?

A idade legal da reforma está a subir há vários anos, associada à esperança média de vida (que tem aumentado), sendo este ano de 66 anos e seis meses. No próximo ano será de 66 anos e sete meses, mas, em 2023, deverá então recuar para 66 anos e quatro meses.

Qual a idade mínima para reformar-se em 2022?

Imagine que decide reformar-se em 2022, com 63 anos de idade e 40 anos de descontos para a Segurança Social. Trata-se de uma antecedência de três anos e sete meses, em relação à idade normal de acesso à pensão de velhice em vigor nesse ano (66 anos e sete meses), o que perfaz 43 meses.

Qual é a Idade da reforma em Portugal em 2022?

A pandemia fez baixar a idade da reforma em Portugal para os 66 anos e 4 meses em 2023. O fator de sustentabilidade também desce em 2022. A idade da reforma em Portugal vai voltar a subir em 2022 para os 66 anos e 7 meses, ainda que o fator de sustentabilidade passe a ser de 14,06%, abaixo dos 15,5% em vigor em 2021 .

Qual é a idade legal da reforma?

Apesar de, em 2023, estar prevista uma redução da idade legal da reforma para 66 anos e 4 meses, em 2022, a idade legal da reforma é de 66 anos e 7 meses, aumentando um mês em relação a 2021. Isto significa que, na maioria dos casos, esta é a idade com que pode aceder à pensão.

Quais são as exceções para pedir a reforma em 2022?

Tendo pelo menos 15 anos de descontos, a regra é que poderá pedir a sua reforma em 2022, sem penalizações, se tiver completado 66 anos e 7 meses. No entanto, existem exceções que permitem que se peça a reforma antes de concluída a idade legal, como sejam as longas carreiras contributivas e as profissões de desgaste rápido.

E o que acontece se pedir antes? Mesmo que ainda tenha alguns anos de trabalho pela frente, veja como funciona e o que fazer para não sofrer penalizações quando deixar de trabalhar. Se a idade da reforma já está a chegar, veja o que vai precisar. Pode fazer o pedido com uma antecedência máxima de três meses em relação à data de início da reforma.

Quanto custa uma reforma antecipada?

Há pessoas com pelo menos 30 anos de descontos que estão a pedir a reforma antecipada e que, se levarem mesmo em frente o pedido, ficarão a receber uma pensão de cerca de 176 euros por mês.

Quem tem 40 anos de contribuições pode pedir a reforma antecipada?

Este regime não é aplicável a quem atinja (ou tenha atingido) 40 anos de contribuições depois de completar os 61 anos. Se tem 63 anos e 42 anos de contribuições, significa que quando tinha 60 anos só tinha 39 anos de contribuições. Continua a poder pedir a reforma antecipada nos termos gerais, sofrendo o corte do fator de sustentabilidade.

Quando a reforma antecipada entra em vigor?

Só com 60 anos e 40 de descontos Novo regime das reformas antecipadas entra em vigor daqui a um mês. Saída da vida ativa limitada a quem tem pelo menos 60 anos e 40 de descontos. Baixas superiores a 30 dias vão ser verificadas

Quais as mudanças no acesso à reforma antecipada?

Os últimos anos trouxeram algumas mudanças no acesso à reforma antecipada. Verificou-se o agravamento do fator de sustentabilidade e foi implementado o regime de antecipação que visa beneficiar quem tem longas carreiras contributivas. Em que consistem os regimes de reforma antecipada?

Postagens relacionadas: