Museu da cerveja

museu da cerveja

Por que visitar o Museu da cerveja em Portugal?

No Museu da Cerveja, Portugal senta-se à mesa entre amigos, e a cerveja é o ponto de encontro para a partilha de momentos felizes e de histórias comuns. Aqui se fazem brindes à irmandade, ao amor, à saúde, à amizade e ao mundo.

Quais são as principais características do Museu da cerveja de Lisboa?

O Museu da Cerveja de Lisboa conta uma bela historia: a do desenvolvimento da cerveja não só em Portugal, mas nos países lusófonos. A parte relativa a Portugal é interessante, apesar de não cobrir a atual escalada das cervejarias independentes. Em relação ao Brasil e ao ambiente cervejeiro brasileiro, o Museu é pífio.

Onde é produzida a cerveja ao longo da história?

Produzida em larga escala nos mosteiros, a cerveja começou a ser enviada para toda a Europa e também para Portugal.

Como é o espaço da cerveja?

O espaço mistura referências de cervejarias e de restaurantes dedicados à cerveja, até porque se prolonga para o primeiro piso, onde é a parte museológica propriamente dita. Nada de especial, diga-se, mas complementa a experiência de quem vá ao restaurante.

Cultura, gastronomia e uma viagem pelo sabor das cervejas portuguesas. Aberto ao público em 2012, o Museu da Cerveja é um espaço de restauração e um verdadeiro roteiro cervejeiro de todas as regiões de Portugal, numa das maiores praças da Europa – o Terreiro do Paço, em Lisboa. Haverá melhor lugar do que este para brindar e celebrar a vida?

Qual é a opinião de um membro do TripAdvisor sobre o Museu da cerveja de Lisboa?

Como era produzida a cerveja?

Mais tarde, a cerveja era produzida inicialmente pelos padeiros, devido a natureza dos ingredientes que utilizavam: leveduras e grãos de cereais. A cevada era deixada de molho até germinar e, então, moída grosseiramente, moldada em bolos aos quais se adicionava a levedura.

Como era a produção de cerveja na primeira metade da história?

A fabricação da cerveja é uma atividade ligada historicamente às mulheres. No antigo Egito, elas produziam a bebida e vendiam nas próprias tavernas para trabalhadores e estudantes. Entre os sumérios, a cervejaria era a única profissão zelada por uma divindade feminina, a deusa Ninkasi. Mas o hábito mais curioso vem do Japão.

Quais são as curiosidades sobre a história da cerveja?

A nomeação mais corrente da cerveja suméria é sikaru, feita a partir da fermentação de grãos de cereal. Em geral, a cerveja era feita por padeiros devido à natureza das matéria-primas utilizadas: grãos de cereais e leveduras.

Como surgiram as primeiras cervejas?

As principais teorias de historiadores indicam que as primeiras cervejas surgiram ainda durante o Neolítico. De acordo com as suspeitas, povos caçadores e coletores que cultivavam cereais eventualmente iriam ter que lidar com o processo natural de fermentação que dá origem à bebida.

Postagens relacionadas: