Sao pedro de alcantara

sao pedro de alcantara

Quem é o padroeiro de Alcântara?

Eis a razão pela qual São Pedro de Alcântara foi proclamado Padroeiro Secundário do Brasil. Dom Pedro I nasceu no dia 12 de outubro de 1798 e tinha entre seus numerosos sobrenomes também o de Alcântara.

Quem é o santo de Alcântara?

Essa Palavra do Senhor se aplica muito bem a São Pedro de Alcântara, que lembramos hoje. Ele soube vencer o corpo do pecado por meio de muita oração e muitas mortificações. Pedro nasceu em Alcântara, na Espanha, em 1499, descendente de uma nobre família.

Quem é o padre de Alcântara?

Foi beatificado por Gregório XV em 1622 e, em 1669, canonizado por Clemente IX. No ano 1826, foi declarado Padroeiro do Brasil por solicitação de Dom Pedro I, que tinha o santo como devoção particular de sua família. São Pedro de Alcântara, rogai por nós!

Qual era a espiritualidade de SãoPedro de Alcântara?

A espiritualidade de São Pedro de Alcântara era de uma profundidade tão grande, que sem interromper a contemplação dedicava-se aos seus deveres de estado. Acima de todos os êxtases ele colocava as obras de misericórdias, o servir Cristo na pessoa dos pobres. Frei Pedro escreveu o “Tratado da Oração e Meditação”.

Por que o padre de Alcântara foi proclamado padroeiro secundário do Brasil?

Eis a razão pela qual São Pedro de Alcântara foi proclamado Padroeiro Secundário do Brasil. Dom Pedro I nasceu no dia 12 de outubro de 1798 e tinha entre seus numerosos sobrenomes também o de Alcântara. A Padroeira Principal do Brasil foi sempre Nossa Senhora da Conceição.

Quem é o santo de Alcântara?

“Conheci um religioso chamado Frei Pedro de Alcântara — que julgo um santo, já que sua vida e seus atos não deixam disso dúvida —, que passava muitas vezes por louco extravagante junto dos que o ouviam falar”; dizia desse santo, modelo de penitência e grande reformador a incomparável Santa Teresa de Jesus.

Quem é o padroeiro do Brasil?

Seu nome, Pedro de Alcântara, foi escolhido como nome de batismo dos dois imperadores do Brasil – Dom Pedro I e Dom Pedro II. Foi Dom Pedro I quem solicitou ao papa que proclamasse São Pedro de Alcântara padroeiro do Brasil.

Postagens relacionadas: