Odisseias

odisseias

Qual é a origem do poema Odisseia?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Nota: Para outros significados, veja Odisseia (desambiguação). Odisseia (em grego clássico: Οδύσσεια; romaniz .: Odýsseia) é um dos dois principais poemas épicos da Grécia Antiga, atribuídos a Homero. É uma sequência da Ilíada, outra obra creditada ao autor, e é um poema fundamental no cânone ocidental.

Qual é a história de Odisseu?

Telêmaco chega à sua casa primeiro; acompanhado por Eumeu, Odisseu retorna ao seu lar, ainda fingindo ser um mendigo, e presencia as arruaças dos pretendentes. Encontra-se com Penélope, e testa suas intenções com uma história inventada sobre seu nascimento em Creta onde, segundo ele, teria se encontrado com Odisseu.

Qual é a diferença entre a Odisseia e a Ilíada?

A Odisseia, assim como a Ilíada, é um poema elaborado ao longo de séculos de tradição oral, tendo tido sua forma fixada por escrito, provavelmente no fim do século VIII a.C. [2] A linguagem homérica combina dialetos diferentes, inclusive com reminiscências antigas do idioma grego, resultando, por isso, numa língua artificial, porém compreendida.

Quem é o autor da tradução da Odisseia?

Em 2011, Trajano Vieira, seguindo os passos de Haroldo de Campos, publicou sua tradução (ou transcriação) da Odisseia, tendo como critério resgatar a sonoridade do poema grego e sua complexidade poética e lexical. Em sua tradução, vencedora do Prêmio Jabuti, emprega o verso dodecassílabo .

Quem escreveu o poema “Odisseia”?

A Odisseia é um poema épico escrito pelo poeta grego Homero no século 8 a.C. Em suma, ela conta as muitas aventuras do herói Odisseu. O nome “Odisseia” vem de “Odysseus”, herói grego, rei de Ítaca, que também ficou conhecido como Ulisses.

Qual a origem da palavra odisseia?

O poema, criado provavelmente entre os séculos IX e VII a.C., narra aventuras do herói Ulisses, durante 10 anos após a Guerra de Troia, e seu regresso à Ítaca. O nome “Odisseia” vem de “ Odysseus ”, herói grego, rei de Ítaca, que os latinos chamam de Ulisses.

Qual a influência da Odisseia na literatura ocidental?

Com uma influência incalculável na literatura ocidental, a Odisseia serviu de inspiração para obras como a Eneida de Virgílio e Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões. Um dos seus aspectos mais notáveis é o modo como está construída, com um início in media res, que foi reproduzido em inúmeras obras posteriores.

Qual é a história de Odisseu?

Telêmaco chega à sua casa primeiro; acompanhado por Eumeu, Odisseu retorna ao seu lar, ainda fingindo ser um mendigo, e presencia as arruaças dos pretendentes. Encontra-se com Penélope, e testa suas intenções com uma história inventada sobre seu nascimento em Creta onde, segundo ele, teria se encontrado com Odisseu.

Qual é a origem da Odisseia?

A odisseia Odisseia (em grego: Οδύσσεια, transl. Odýsseia) é um dos dois principais poemas épicos da Grécia Antiga, atribuídos a Homero. É, em parte, uma sequência da Ilíada, outra obra creditada ao autor, e é um poema fundamental no cânone ocidental. Historicamente, é a segunda - a primeira sendo a própria Ilíada - obra da literatura ocidental.

Qual é a origem da Ilíada?

A Ilíada e a Odisseia são atribuídas a Homero, que julga ter vivido por volta do século VIII a.C, na Jônia (lugar que hoje é uma região daTurquia)….

Qual a diferença entre a mitologia grega e a Ilíada?

Ilíada e Odisseia também estabeleceram os modelos de heroísmo, bravura e persistência que marcaram toda a literatura ocidental. Grande parte do que conhecemos como Mitologia Grega veio dessas obras. A Ilíada possui cerca de 15.000 versos enquanto que a Odisseia possui cerca de 12.000 versos.

Qual a relação entre Odisséia e a guerra de Troia?

Odisséia está relacionada com as lendas da Guerra de Troia. Depois da tomada de Troia, graças à estratégia do famoso cavalo de Tróia, os vencedores incendiaram a cidade e voltaram para Grécia. Em seu regresso, os chefes Gregos já não tiveram tanta sorte. Agamêmnon foi assassinado pela mulher na sua chegada a Argos.

Postagens relacionadas: