Icterícia

icterícia

O que é a icterícia e quais são os seus sintomas?

Ela surge quando há excesso de uma substância chamada bilirrubina. A icterícia é um sintoma típico das doenças do fígado e das vias biliares, sendo as hepatites, a cirrose e a obstrução das vias biliares suas principais causas. Neste artigo vamos explicar o que é a icterícia, por que ela surge e quais são os seus sintomas.

Quanto tempo dura a icterícia?

A icterícia dita fisiológica, que é aquela que é considerada normal e esperada, inicia-se ao redor do 3º dia de vida e desaparece em até 2 semanas. Nos bebês prematuros, ela pode demorar um pouco mais. Em alguns recém-nascidos, os níveis de bilirrubina podem chegar até 15 mg/dl.

Como se forma a icterícia?

A icterícia é proveniente do acúmulo de bilirrubinas no organismo que se depositam principalmente em escleróticas e embaixo da língua. Para investigação adequada devemos lembrar as etapas da formação da bilirrubina no organismo:

Quando o tratamento da icterícia é indicado?

Como a imensa maioria dos recém-nascidos melhora espontaneamente da icterícia, o tratamento só é indicado nos casos mais graves. Em geral, indica-se tratamento quando a bilirrubina ultrapassa o valor de 18 mg/dL a partir do 3º dia ou quando ela encontra-se acima de 12 mg/dl já nas primeiras 24 horas.

Quais são os sinais da icterícia?

Ela se traduz por uma coloração amarelada da pele, mucosas e da conjuntiva dos olhos. Outros sinais associados à icterícia podem indicar complicações, como aumento do tamanho do fígado e baço, sinais neurológicos com tônus fraco, fezes esbranquiçadas e movimentos anormais.

Como tratar a icterícia?

O tratamento dependerá da causa subjacente. O tratamento da icterícia atinge a causa e não os sintomas da icterícia. A icterícia induzida por anemia pode ser tratada aumentando a quantidade de ferro no sangue, seja tomando suplementos de ferro ou comendo mais alimentos ricos em ferro .

Quais são as complicações da icterícia?

Quando as complicações acontecem, geralmente é por causa do problema subjacente, não da icterícia em si. Por exemplo, se um ducto biliar obstruído levar à icterícia, pode ocorrer sangramento descontrolado. Isso ocorre porque o bloqueio leva a uma escassez de vitaminas necessárias para a coagulação.

Quais são as causas da icterícia no adulto?

Fezes esbranquiçadas ou cor de barro. A cor amarelada típica da icterícia é provocada pela deposição do pigmento biliar (bilirrubina) nos tecidos e sua identificação tem um importante significado clínico uma vez que reflete uma anormalidade na produção, metabolismo ou eliminação deste pigmento.

Como identificar a icterícia?

Sob iluminação artificial, é difícil identificar a Icterícia se bilirrubina < 4 mg/dL.7 Esses limiares são bastante discutidos, oscilando entre 2-4 mg/dL, havendo menção a casos em que a detecção só foi possível com níveis de 8 mg/dL.1 A tonalidade pode variar do amarelo-esverdeado ao amarelo-alaranjado, com discutível utilidade diagnóstica.1

Por que ocorre a icterícia?

A icterícia é a alteração que ocorre em nosso corpo pelo aumento de bilirrubina em nosso sangue, um pigmento amarelo que nosso organismo produz quando os glóbulos vermelhos se rompem. Esse processo é feito naturalmente pelo baço e pelo fígado.

Qual é a cor da icterícia?

Redação formada por jornalistas especializados em alimentação, beleza, bem-estar, família, fitness e saúde. O que é Icterícia? O que é Icterícia? Icterícia é definida como a presença de uma cor amarelada na pele, nas membranas mucosas ou nos olhos. A icterícia não é uma doença per se, mas sim a manifestação visível de alguma doença subjacente.

Como saber se a icterícia é grave?

Câncer . A icterícia é uma condição que pode aparecer repentinamente ou desenvolver-se lentamente com o tempo. Os principais sinais e sintomas da icterícia costumam incluir: Esclera (a parte branca do olho) amarela. Se a icterícia for ainda mais grave, essa parte pode apresentar também uma coloração marrom

Postagens relacionadas: