Barragem do lindoso

barragem do lindoso

Qual a importância da barragem?

A barragem foi projetada em 1983 e concluída em 1992. A sua utilidade é a produção de energia elétrica, sendo o maior e mais potente produtor hidroelétrico em Portugal. É uma das mais altas construções de Portugal .

Qual a altura máxima de uma barragem de betão?

Barragem de betão, do tipo abóboda de dupla curvatura, com 110 m de altura máxima e desenvolvimento no coroamento de 297 m, equipada com duas descargas de fundo; Dois descarregadores de cheias, em túnel, com extensão de 238 e 268 m, em planta, situados na margem direita do rio;

Qual a origem do nome Lindoso?

Lindoso deriva do latim Limitosum, aparecendo pela primeira vez nas inquirições de 1258. Contudo há uma lenda que diz o rei de Portugal, D. Dinis tão alegre e primoroso o achou, que logo lindoso o chamou, fato que o levou a várias visitas ao Castelo de Lindoso, tendo o reconstruído em 1278.

Qual a importância das barragens para a infraestrutura moderna?

As barragens de controlo de cheias mitigam especificamente as cheias através da captação de água e depois desviam a água em segurança para outros locais. Barragens e cursos de água armazenam e fornecem água para irrigação para que os agricultores possam usar a água para cultivar.

Como funciona uma barragem de concreto?

Conforme dissemos, as barragens são construídas para conter e acumular grandes quantidades de água, bem como a deposição de outros materiais líquidos e sólidos. Desta forma, podemos dizer que, suas principais funções estão relacionadas com:

Como surgiram as primeiras barragens modernas?

Foi assim que apareceram as primeiras barragens modernas, como é o caso das barragens de concreto. Essas construções são estruturas físicas que conseguem represar determinado curso d’água. Podem ser utilizadas para o acúmulo hídrico, para a geração de energia (hidrelétrica) e para depositar rejeitos e resíduos.

Postagens relacionadas: