Descarregar certificado digital

descarregar certificado digital

Como funciona o certificado digital?

O certificado digital serve para assinar documentos digitalmente e ter acesso a sistemas eletrônicos restritos, principalmente de órgãos públicos na internet, como: a Receita Federal, por meio do Portal e-CAC;

Por que meu certificado digital está expirado?

O mesmo pode ocorrer se o seu Certificado é um A1 e, portanto, está salvo no navegador. Daí quando você acessa algum sistema, por conta de um erro na comunicação, a aplicação lê o Certificado Digital expirado e não o novo. Se identificou com esta situação?

O que é a revogação do certificado digital?

Os certificados digitais do tipo A3 são sempre armazenados em mídia física específica, um cartão criptográfico com chip ou um token criptográfico (objeto similar, em aparência, a um pendrive ). A mídia física dá total mobilidade para o portador do certificado, mas em caso de perda do objeto é necessária a revogação do certificado.

O que é o certificado e como funciona?

O certificado digital é uma inovação que veio para garantir segurança às transações virtuais que se multiplicam na sociedade atual. O certificado é como um documento virtual que permite a identificação incontestável do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos.

Quais as principais funções do certificado digital?

O Certificado Digital do tipo A é o mais indicado para assinatura de contratos, acesso aos gerenciadores financeiros dos bancos, acesso à conectividade social, emissão de notas fiscais, e muito mais. O Certificado Digital do tipo S é utilizado para garantir sigilo à transação.

Como emitir um certificado digital?

A emissão do certificado digital se dará quando o interessado se dirigir a uma empresa emissora, fornecer seus documentos e comprar o seu certificado. Para evitar fraudes, um certificado digital somente pode ser emitido de forma presencial. A pessoa se dirige até o emissor e apresenta os documentos originais do titular do certificado.

Por que usar o certificado digital na assinatura de documentos?

Essa ferramenta está disponível no Brasil desde 2001, após a criação da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP Brasil. Ele é muito útil para agilizar assinatura de documentos, pois é a partir dele que é possível obter a assinatura digital. Ela imprime autenticidade em transações online e outras funcionalidades.

Qual a validade jurídica de um certificado digital?

Da mesma maneira, os documentos digitais, para terem validade jurídica, devem obedecer à uma série de normas e estarem protegidos por criptografia de alta complexidade. Desta forma, o certificado digital pode ser aplicado em uma série de atividades envolvendo contratos, laudos e outros documentos.

O que é um certificado digital e por que ele é importante?

Um certificado digital exerce o papel de documento de identificação virtual de uma pessoa física ou jurídica, servindo como meio para autenticação de inúmeras operações eletrônicas com validade jurídica.

Como revogar o certificado da Valid?

O cliente Valid pode revogar o certificado diretamente pelo site, com sua senha de revogação, ou em um ponto de atendimento. O mesmo se aplica em casos de avaria grave ao dispositivo de armazenamento ou defeito de fábrica (e você pode conferir a política de garantia da Valid).

Quando cancelar o certificado digital?

Quando cancelar / revogar seu Certificado Digital. No caso de perda, roubo, modificação, acesso indevido, comprometimento ou suspeita de comprometimento da chave privada correspondente ou da sua mídia armazenadora (Cartão Inteligente ou Token USB); Esquecimento ou bloqueio das senhas do dispositivo criptográfico (Cartão Inteligente ou Token USB).

Postagens relacionadas: