Guerra russia ucrania rtp

guerra russia ucrania rtp

Como os russos manifestam-se contra a guerra na Ucrânia?

Com bandeiras ucranianas e de forma pacífica, os russos manifestam-se contra a guerra na Ucrânia e apoiam o país contra o Kremlin. A Lituânia prepara-se para banir companhias aéreas russas do espaço aéreo do Báltico a partir das 22h00 deste sábado.

Quais são as proteções temporárias da Ucrânia desde o início da guerra?

Segundo a última atualização feita pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), desde o início da guerra, em 24 de fevereiro, Portugal concedeu 44.968 proteções temporárias a cidadãos ucranianos e a estrangeiros que residiam na Ucrânia, 27.765 dos quais a mulheres e 17.203 homens.

Por que o presidente da Ucrânia assume a retirada das tropas da região de Lugansk?

O presidente da Ucrânia assume a retirada das tropas da região de Lugansk, pois diz que as pessoas têm de ser salvas acima de tudo. Mas promete voltar para reconstruir as paredes. Este domingo Moscovo anunciou o controlo de toda a região de Lugansk, no leste ucraniano, depois da tomada de Lysychansk.

O que aconteceu com os mísseis russos na Ucrânia?

O ataque com mísseis russos que atingiu um centro comercial movimentado na cidade de Kremenchuk, no centro da Ucrânia, matou pelo menos dez pessoas e feriu 40, avançou um alto funcionário ucraniano citado pelo Guardian. Nove dos feridos estão em estado grave.

Qual a relação entre a Ucrânia e o território russo?

Boa parte das cidades ucranianas têm o russo como idioma principal, por exemplo. A Ucrânia seguiu sendo território russo a partir de 1917, data da Revolução Russa e instauração da URSS. A península da Crimeia, localizada logo abaixo da Ucrânia, também era território soviético. A área é ponto de conflito entre russos e ucranianos historicamente.

Quais foram os protestos contra a guerra na Ucrânia?

Cerca de duas mil pessoas (1745) foram detidas, esta quinta-feira, na Rússia durante protestos contra a guerra na Ucrânia. As manifestações ocorreram em mais de 50 cidades do país, sendo a maior registada em Moscovo. Cerca de um milhar de pessoas foram detidas na capital russa.

O que os funcionários russos falam sobre a invasão da Ucrânia?

Mais de 100 altos funcionários russos assinaram uma carta aberta onde condenam a invasão da Ucrânia por Vladimir Putin considerando-a como uma atrocidade sem precedentes e alertando para consequências catastróficas.

Quais são os motivos da guerra econômica na Rússia?

Alguns nomes foram alterados. As sanções que agora atingem a Rússia estão sendo chamadas por muitos de guerra econômica — elas visam isolar o país e criar uma profunda recessão. Os líderes de países como EUA e Reino Unido esperam que as medidas inéditas façam o Kremlin mudar de ideia. Os russos comuns enfrentam a perda de suas economias.

O que acontece com o Brasil com a invasão russa na Ucrânia? Oleg Synegubov, o chefe da administração regional, acusou a Rússia de genocídio e relatou que os mísseis foram disparados de um avião. “Esses ataques são genocídio do povo ucraniano, um crime de guerra contra a população civil”, disse.

Postagens relacionadas: