Dermatite atópica

dermatite atópica

O que é dermatite atópica?

A dermatite atópica é uma doença de causa multifatorial, ou seja, as alterações na pele podem ser desencadeadas por várias fatores, entretanto a forma como esses fatores promovem o aparecimento dos sintomas ainda é discutido.

O que é o eczema atópico?

Na fase pre-puberal, além da vermelhidão e da coceira intensa, é também muito comum um espessamento da pele em forma de placas ásperas nas faces flexoras das articulações, como a fossa cubital (fossa do cotovelo) e fossa poplítea (fossa do joelho). Pescoço, punhos e tornozelos também são frequentemente acometidos.

Quais são os sintomas da pele atópica?

O principal sintoma da pele atópica é a secura da pele e prurido ou comichão, que geralmente se transforma em erupções na pele, na forma de “bolhas”. Existem muitos fatores físicos e internos diferentes que podem desencadear um surto de eczema.

Como saber se tenho dermatite atópica?

O diagnóstico é clínico e feito pelo médico através da análise da pele ou durante uma consulta de rotina, em que se consideram o histórico médico e familiar do paciente. Em casos duvidosos, pode ser realizado uma biópsia de pele. Os principais fatores de risco para a dermatite atópica ou surgimento das crises são:

Como é o quadro clínico da dermatite atópica?

O quadro clínico da dermatite atópica muda conforme a fase da doença. Na fase infantil, o quadro é de lesões avermelhadas, descamativas, com crostas e intenso prurido. As faces extensoras das articulações, como cotovelos e joelhos, o rosto e o couro cabeludo são os locais mais afetados.

O que é o eczema atópico?

Na fase pre-puberal, além da vermelhidão e da coceira intensa, é também muito comum um espessamento da pele em forma de placas ásperas nas faces flexoras das articulações, como a fossa cubital (fossa do cotovelo) e fossa poplítea (fossa do joelho). Pescoço, punhos e tornozelos também são frequentemente acometidos.

Referências O que é dermatite atópica? A dermatite atópica, também conhecida como eczema atópico, é um problema de pele comum em bebês e crianças, mas que também pode acometer adultos.

Quais são as causas do eczema?

Como cuidar da pele atópica?

A pele atópica é, acima de tudo, uma pele seca. Por isso, é preciso nutrir a pele com os lípidos e a água que se encontram em falta. A barreira cutânea da pele atópica está alterada e necessita de cuidados especiais para se regenerar.

Quais são as fases da pele atópica?

A pele atópica manifesta-se de diferentes formas, de acordo com a idade do paciente, classificando assim por fases. São elas: Fase infantil: esta fase ocorre entre os 3 meses e os 2 anos de idade, e apresenta lesões vermelhas, crostas e irritações que afetam os cotovelos, os joelhos, o rosto e a cabeça.

Quais são os sintomas da dermatite atópica?

A dermatite atópica é uma doença genética cujos sintomas podem aparecer e desaparecer de acordo com alguns estímulos, como por exemplo ambiente com poeira, ressecamento da pele, calor e suor excessivos, infecções na pele, estresse, ansiedade e alguns alimentos, por exemplo.

Quais são as causas do eczema atópico?

Geralmente os fatores que podem piorar a reação da pele incluem: suor, estresse, obesidade, sabonetes, detergentes, poeira e pólen. Reduza sua exposição aos seus gatilhos. Limite seus banhos e chuveiros para 10 a 15 minutos no máximo. E use água morna, em vez de quente. Escolha sabonetes suaves.

Postagens relacionadas: