Aldeias do xisto

aldeias do xisto

Quais são os segredos das Aldeias do Xisto?

Escondidas entre serras de vegetação frondosa, as aldeias do xisto são um dos nossos segredos mais bem guardados, mas que os seus habitantes, prazenteiros e afáveis, gostam de ajudar a desvendar. Neste mundo mágico, onde as horas passam mais devagar, vivem populações acolhedoras com tempo para receber bem quem os visita.

Quais são as aldeias de xisto mais famosas?

Talasnal, Cerdeira, Gondramaz ou Fajão ou Sobral de São Miguel são apenas alguns dos exemplos. Nos últimos anos tem sido feito um esforço notável para recuperar e dar uma nova vida a estas aldeias. E a verdade é que, com o turismo, vieram também novos habitantes permanentes, muitos deles oriundos do estrangeiro.

Quais são as características das aldeias doxisto?

A Rede de Aldeias do Xisto é um projecto de características exclusivas ligadas ao património cultural, social e arquitetónico patente na região, o que proporciona uma oferta a diversos níveis: hotelaria tradicional, gastronomia, cultura, natureza, actividades radicais, animação, religião, artesanato, entre outras.

Quais são as características de uma aldeia?

Tem diversas características distintivas, como os currais tradicionais, um sobreiral, um Caminho do Xisto, um Centro de BTT e um FunTrail para as crianças, para além dos diversos caminhos que daqui partem. O material que mais sobressai na aldeia é o quartzito, apesar de algumas fachadas estarem rebocadas e pintadas de branco.

Quais são as principais características das aldeias doxisto?

Encravadas no coração do país, as Aldeias do Xisto são um conjunto de 27 vilarejos situados na região central do país, entre os distritos de Castelo Branco e Coimbra. Paisagens montanhosas, construções históricas, gastronomia local, artesanato tradicional e povo acolhedor; eis algumas das qualidades que o turista encontra ao visitar a região.

Quais são os benefícios das aldeias?

Estas pequenas aldeias têm um enorme potencial turístico que vem tanto das suas tradições e aspectos culturais, como da gastronomia, arquitectura e claro da beleza natural em estado puro. As aldeias são também a porta de entrada para um destino ideal para turismo activo e em contracto com a natureza.

Qual é a melhor aldeia para viajar?

Talasnal Montanhas de Amor é outra boa opção na aldeia. Eles têm várias casas, com diferentes tamanhos, pelo que pode ser uma opção viável para vários tipos de viajantes. O Casal Novo fica mesmo junto ao Talasnal, mas é uma aldeia bem interessante por si só. Tem menos casas renovadas, mas é quase tão bom como a aldeia vizinha.

Quais são as aldeias mais bonitas do Centro de Portugal?

Dispersas entre Vila de Rei, onde fica Água Formosa e Castelo Branco, onde fica Martim Branco, são todas aldeias com pouca exploração turística e uma doce calma rodeada das cores do Centro de Portugal. Não vamos mentir: a primeira coisa que pensamos quando nos lembramos de Figueira é da bela refeição que fizemos no seu restaurante.

Quais são as curiosidades sobre as aldeias doxisto?

A rede das Aldeias do Xisto tem inúmeros trilhos que pode percorrer, conhecendo paisagens únicas e vivendo uma verdadeira experiência de conexão com a natureza. Sugerimos-lhe 5 trilhos e damos-lhe as devidas indicações, para que possa organizar tudo com a maior das facilidades.

Quais são as características da aldeia do Xisto?

A aldeia exibe casas em xisto, as quais foram recentemente requalificadas para obterem uma atmosfera mais pitoresca. A partir do adro da igreja, passeámos pela malha urbana complexa, para apreciar a ligação entre o xisto e as madeiras, a cor das paredes, os telhados em lousa e as carpintarias de linhas sóbrias.

Onde está localizada a aldeia de Álvaro?

A aldeia de Álvaro está localizada junto ao rio Zêzere, numa encosta na albufeira do Cabril. É considerada uma das “aldeias brancas” da Rede das Aldeias do Xisto, pois a maioria das fachadas dos edifícios está pintada de branco. Ao entrarmos na aldeia, demos conta da ainda visível destruição provocada pelos devastadores incêndios de 2017.

Quais são as principais características da aldeia de Martim Branco?

A aldeia de Martim Branco é uma pequena aldeia localizada no concelho de Castelo Branco, num terreno de variados relevos, ora altos ora baixos, ora estreitos ora largos, ora arredondados ora bicudos. Algumas casas testemunham o raro casamento do xisto com o granito, união de materiais que garante a qualidade e a perenidade dos imóveis.

Postagens relacionadas: