Umero anatomia

umero anatomia

Quais são as projeções do colo anatômico?

Lateralmente ao colo anatômico e em vista anterior, duas projeções podem ser identificadas: o tubérculo maior e o tubérculo menor do úmero. Este último é ântero-medial. Essas duas massas ósseas, destinadas à fixação dos músculos, estão separadas pelo sulco intertubecular que se prolonga em direção à diáfise do úmero.

Qual é a anatomia do osso?

Para estudarmos a anatomia do osso, podemos dividi-lo em três segmentos: A epífise proximal é a extremidade superior do osso, a mais próxima da cintura escapular. Essa região abriga importantes elementos: Cabeça do úmero: De formato arredondado e destacado, essa região é responsável pela articulação do braço com a escápula;

Qual a diferença entre pescoço anatômico e cirúrgico?

Existe uma parte chamada pescoço anatômico e outra chamada pescoço cirúrgico. O pescoço anatômico é a parte que fica logo abaixo da cabeça. Como o pescoço continua ao longo do corpo do úmero, ele é chamado de colo cirúrgico (assim chamado porque é o local de muitas fraturas que requerem cirurgia).

Quais são as partes superiores da articulação do ombro?

Na articulação do ombro, a parte superior do úmero é a parte arredondada da articulação. O úmero também se conecta à clavícula (o osso longo e curvo logo acima da primeira costela) e à escápula (o osso triangular logo abaixo do ombro que faz um ângulo em direção às costas).

Quais são as estruturas do cólon?

Estruturas: pregas semilunares na superfície interna, haustras na superfície externa, ténias cólicas e apêndices epiploicos. Neste artigo vamos falar sobre a anatomia, histologia e função do cólon e no final incluiremos uma breve síntese com os aspetos abordados mais importantes. O cólon representa a maior porção do intestino grosso.

Quais são os planos anatômicos?

Na posição anatômica, o corpo é referenciado de acordo com três planos mutuamente ortogonais: O Plano Sagital, divide o corpo simetricamente em laterais direita e esquerda. Pode ser dividido em: sagital mediano (divide o corpo em metades idênticas) e sagital paramediano (divide o corpo em metades de tamanhos diferentes).

Qual é a estrutura histológica do cólon?

Macroscopicamente o cólon possui algumas características morfológicas distintas se comparado ao intestino delgado. Pregas semilunares se formam na superfície interna através de contrações musculares. Estas são causadas de forma meramente funcional, e são, portanto, móveis.

Quais são as características morfológicas do cólon?

Como o cólon sigmóide encontra-se intraperitoneal ele também possui um mesocólon. Essa última parte do cólon termina no reto ao nível de S2-S3. Macroscopicamente o cólon possui algumas características morfológicas distintas se comparado ao intestino delgado.

Postagens relacionadas: