Resto de dente que ficou na gengiva

resto de dente que ficou na gengiva

Quais os problemas causados pela retração da gengiva?

Sintoma comum à retração gengival, os dentes que doem com o contato com alimentos frios ou ácidos estão entre os achados clínicos que mais incomodam os indivíduos. Mas nem todo mundo com gengiva retraída sofre com a sensibilidade aumentada, já que encontramos raízes com desgastes profundos sem dores a esses estímulos externos.

Quais são os benefícios da Restauração com resina em dentes com retração gengival?

Restauração com resina em dentes com retração gengival é alternativa viável. Dores espontâneas, inflamações gengivais e perda dos dentes são alguns dos problemas causados pela retração da gengiva e que podem ser prevenidos com uma simples restauração em resina composta. Mas será que vale a pena ?

Por que a gengiva fica retraída e não volta ao normal?

O tratamento da retração gengival varia mediante as causas subjacentes e a gravidade ou estadío da retração. Se a retração for causada pela escovagem excessiva ou agressiva, o médico dentista deverá elucidá-lo sobre as formas mais adequadas de higienização oral.

Por que a gengiva vai retraindo ao longo do tempo?

A gengiva vai retraindo ao longo do tempo, de uma forma mais leve ou mais marcada, consoante a causa subjacente. A progressão da retração gengival e perda óssea à volta do dente apresenta uma grande probabilidade de se agravar quando uma retração de menor proporção é ignorada.

Quais são as consequências da retração da gengiva?

Por fim, a retração da gengiva facilita o acúmulo de resíduos e bactérias e assim da formação de cáries e de lesões como erosão e abrasão dentária. A cárie radicular é uma consequência bem comum de casos de recessão, que é mais suscetível pelo fato da superfície da raiz não possuir esmalte para proteger a dentina.

Como é feita a percepção da retração gengival?

A percepção da retração gengival pode ser feita por dentes mais alongados do que o normal e que podem ter a sua superfície radicular (proximidade da raiz) aparente. Por fim, o alongamento do dente é possível já que a parte que comumente fica abaixo da mucosa oral passa a está amostra.

O que é retração gengival e qual a sua importância para a saúde bucal?

Tel: 98455 9868. A retração gengival é um dos problemas que mais acomete a saúde bucal. A condição ocorre devido um deslocamento da margem da gengiva, deixando a raiz do dente mais exposta e vulnerável a quadros de hipersensibilidade e doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite.

Quais são as características da gengiva?

As características de sua gengiva também são determinadas pela genética, assim como o resto do seu corpo. Portanto, se um ou ambos os pais têm retração de gengiva, você possui maior risco de desenvolver a condição. Posicionamento anormal de algum dente. A falta de alinhamento dos dentes pode causar recessão gengival. Ranger de dentes ou bruxismo.

Você sabe o que é restauração dental? Esse procedimento é bastante comum e costuma ser recomendado em casos de dente quebrado por cárie, pois a restauração consiste na reconstrução do dente cariado e visa restabelecer tanto a forma quanto a função de cada elemento dental afetado.

Como ocorre a retração da gengiva?

A retração da gengiva ocorre, portanto, quando há perda de tecido periodontal e a porção terminal do tecido gengival (chamado de gengiva marginal) se afasta do colo do dente em direção à sua raiz. Veja fotos superiores para melhor perceber o que são gengivas retraídas.

Por que a gengiva vai retraindo ao longo do tempo?

A gengiva vai retraindo ao longo do tempo, de uma forma mais leve ou mais marcada, consoante a causa subjacente. A progressão da retração gengival e perda óssea à volta do dente apresenta uma grande probabilidade de se agravar quando uma retração de menor proporção é ignorada.

Como reposicionar as gengivas retraídas?

A retração gengival tem jeito, sim, e a única forma para reposicionar as gengivas retraídas é através da cirurgia plástica gengival. A técnica, que é rápida mas pode exigir alguns dias em repouso e longe de atividades sociais, pode ser realizada com ou sem enxertos.

Qual a diferença entre gengiva inserida e gengiva marginal?

Gengiva não inserida, ou gengiva livre, ou ainda gengiva marginal - corresponde ao término da gengiva, circundando o colo dos dentes, até à sua junção nos mesmos (formando o sulco gengival), tendo continuidade com a gengiva aderida. Na presença de retração gengival ambos os tipos de gengiva (gengiva inserida e não inserida) são afetados.

Postagens relacionadas: