Nuno delgado judo

nuno delgado judo

Quem criou o Judo Clube de Portugal?

Em 1955 chegam a Portugal os mestres Henri Bouchend ´Homme e Anthony Stryker, começam a leccionar Judo, e do contacto entre os alunos dos dois mestres surge a ideia de formar um clube de Judo, ideia esta que se materializou na criação do Judo Clube de Portugal (12 Julho 1957) [2].

O que é o judo e para que serve?

Em 1882, o professor Jigoro Kano fundou o Instituto Kodokan, marcando também o nascimento do judo. O judo é destinado à formação e preparação integral do homem através das actividades físicas de luta corporal e do aperfeiçoamento moral.

Quem é o pai do judo português?

Em 1958 Kiyoshi Kobayashi chega a Portugal, considerado por muitos “o pai do Judo português”.

Quais foram os primeiros contactos com o judo?

Em Portugal, assim como no Japão, as raízes dos Judo estão intimamente entrelaçadas às do Ju-jitso. Nas primeiras décadas do séc.XX vários mestres de Ju-jitsuo visitam Portugal, e tanto o Ju-jitsu como o Judo penetraram levemente em alguns sectores da sociedade.

Onde surgiu o judô?

Quando surgiu o Judô? O Judô surgiu no século XIX, mais precisamento no ano de 1882. O objetivo de Kano era criar um esporte com regras e que não utilizasse golpes de força ou até mortais, característicos do Jiu-Jitsu da época.

Qual foi a primeira revista de judo em Portugal?

Editou a primeira revista de judo em Portugal da qual saíram somente nove números. Sob o pseudónimo Minuro, publicou o livro “A essência do Judo” em 1950 que mereceu as felicitações de Risei Kano e Kinosuka Tanaka. A sua actividade esteve sempre afastada da Federação Portuguesa de Judo, pelo que a sua graduação não é reconhecida pela mesma.

Qual foi o primeiro clube judoca na Europa?

O primeiro clube judoca na Europa foi o londrino Budokway (1918). A vestimenta utilizada nessa modalidade é o judogi e que, com a faixa ( obi ), formam o equipamento necessário à sua prática.

Quais foram os primeiros clubes filiados ao Judo?

O Clube Shell, o Judo Clube de Beja, o Ginásio Clube Português e o Circulo de Judo do Porto (antecessor do Clube de Judo do Porto), foram os primeiros clubes filiados. Ainda em 1959 Portugal participa no Congresso da União Europeia de Judo, representado por Francisco Cruz Martins.

Qual é a origem do judô?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Judô (pt-BR) ou judo (pt-PT) (柔道 Jūdō?, caminho suave, ou caminho da suavidade) é uma arte marcial japonesa, praticada como esporte de combate e fundada por Jigoro Kano em 1882.

Por que o judô é considerado o esporte brasileiro com maior número de medalhas nos Jogos?

Por conta do trabalho da Confederação e da expansão do esporte no país, o Brasil foi conquistando diversas medalhas e, desde 2012, o judô foi considerado o esporte brasileiro com maior número de medalhas nos jogos olímpicos. O lema da Confederação Brasileira de Judô é: “ Preparados para Vencer ”.

Como se classificam os praticantes de Judô?

Os praticantes de judô se classificam em dois grandes grupos - kyu (iniciantes) e dan (peritos) -, subdivididos, respectivamente, em seis e dez graduações, e identificados por faixas coloridas ( Obi) que usam na cintura.

Quem é o mestre do judô?

Apesar de Ryuzo Ogawa ser um mestre de jujutsu tradicional, chamou de Judô a arte marcial que lecionava quando este nome se popularizou. Portanto, ensinava um estilo que não era exatamente o Kodokan Judo, o que não diminui sua enorme contribuição ao começo do Judô no Brasil.

Postagens relacionadas: