Simulador reforma antecipada 2022

simulador reforma antecipada 2022

Como funciona a reforma antecipada?

A reforma antecipada é possível para quem tem idade igual ou superior a 55 anos e um mês e pelo menos 15 anos civis com descontos. Considera-se um ano de serviço um grupo de 273 dias no quadro de mar. Nestes casos há uma redução de seis anos em relação à idade normal de acesso à pensão de velhice.

Como simular o valor da reforma?

Se é funcionário público, saiba que o seu regime de proteção social também lhe permite simular o valor da reforma. Basta aceder ao site da Caixa Geral de Aposentações e, na coluna do lado esquerdo, clicar em Simulador. Dependendo do seu ano de inscrição, poderá ser reencaminhado para o site da CGA Direta.

Qual a idade legal da reforma antecipada?

A reforma antecipada, ou seja, deixar de trabalhar antes de ter atingido a idade legal de acesso à reforma, é algo que muitos desejam, sobretudo quando se acumulam os anos de trabalho. Mas será que compensa? E quais as penalizações que pode vir a sofrer? Em 2021, a idade legal da reforma é de 66 anos e 6 meses, aumentando um mês em 2022.

Quais são os benefícios da reforma antecipada nas minas?

Os funcionários abrangidos por este regime podem pedir a reforma antecipada a partir dos 55 anos e um mês, recebendo uma bonificação de 2,2%, por cada dois anos de serviço efetivo nas minas. Nas contas para o valor da pensão não entra o fator de sustentabilidade.

Como funciona o regime de reforma antecipada?

Antes de explicar as mudanças ocorridas, é preciso primeiro entender como funciona o regime de reforma antecipada. A reforma antecipada consiste, basicamente, num pedido para se reformar antes de atingir a idade legal para o fazer. Esta que em 2021 está fixada nos 66 anos e 6 mese s.

Como ter acesso à reforma antecipada?

Mas para ter acesso à reforma antecipada é necessário ter pelo menos 60 anos e um mês de idade e 15 de descontos, seguidos ou interpolados, com esta atividade. O cálculo do valor da pensão é feito sem o fator de sustentabilidade.

Quando o trabalhador pode pedir a reforma antecipada?

Quando o trabalhador tem pelo menos 57 anos de idade, pode pedir a reforma antecipada desde que tenha ficado desempregado depois dos 52 anos e conte com pelo menos 22 anos de descontos. No entanto, continua a aplicar-se o fator de redução, que corta ao valor da pensão 0,5 por cento por cada mês de antecipação em relação aos 62 anos.

Qual a idade para pedir reforma antecipada?

O regime por desemprego de longa duração permite-lhe pedir a reforma antecipada aos 57 anos de idade ou aos 62 anos de idade.

Qual a idade para pedir reforma antecipada?

O regime por desemprego de longa duração permite-lhe pedir a reforma antecipada aos 57 anos de idade ou aos 62 anos de idade.

Qual é a idade legal da reforma?

Apesar de, em 2023, estar prevista uma redução da idade legal da reforma para 66 anos e 4 meses, em 2022, a idade legal da reforma é de 66 anos e 7 meses, aumentando um mês em relação a 2021. Isto significa que, na maioria dos casos, esta é a idade com que pode aceder à pensão.

Qual a diferença entre a reforma antecipada com 63 anos e 43 anos de descontos?

Na prática, em 2022, ao requerer a reforma antecipada com 63 anos e 43 anos de descontos, vai sofrer um corte de 15,5% na pensão a receber. E porquê? com 43 anos de descontos, a idade pessoal de reforma seria aos 65 anos e 7 meses (exemplo acima); ao requerer aos 63 meses, está a antecipar a idade pessoal em 31 meses (2 anos+7 meses);

Quais são os regimes de reforma antecipada?

A legislação prevê cinco regimes de reforma antecipada, com diferentes condições e penalizações. Comecemos pelo dito regime normal. 1. Regime normal Pode reformar-se antecipadamente pelo regime normal desde que tenha 60 anos ou mais de idade e pelo menos 40 de anos de descontos para a Segurança Social.

Os últimos anos trouxeram algumas mudanças no acesso à reforma antecipada. Verificou-se o agravamento do fator de sustentabilidade e foi implementado o regime de antecipação que visa beneficiar quem tem longas carreiras contributivas. Em que consistem os regimes de reforma antecipada?

Qual a idade para pedir reforma antecipada?

Postagens relacionadas: