Osteodensitometria

osteodensitometria

Qual a importância da tomodensitometria?

Essa técnica baseia-se num princípio idêntico ao da radiografia, utilizando raios-X para visualizar diferentes camadas de tecidos do corpo humano. Um aparelho emite esses raios e, em função da densidade dos tecidos atravessados, a quantidade de raios captados vai gerar por via informática uma imagem mais ou menos contrastada.

Qual a importância da densitometria óssea para o diagnóstico da osteopenia e osteoporose?

A densitometria óssea é considerada o principal exame para identificar perda de massa óssea, sendo considerado o padrão ouro para o diagnóstico da osteopenia e osteoporose. O exame de densitometria óssea é indicado quando são observados fatores que levam à diminuição da massa óssea ou que aumentam o risco do desenvolvimento de doenças, como:

Como é interpretado o exame de densitometria óssea?

O exame de densitometria óssea avalia, como resultado final, a “resistência” óssea. Por sua vez, a “resistência” óssea é o resultado da, qualidade do osso, ou seja, da densidade mineral óssea (DMO ou BMD, do inglês, bone mineral density ).

Quanto tempo dura a densitometria óssea?

A densitometria óssea é um exame simples, que não causa dor ou desconforto e que não necessita de preparos para que seja realizado. O exame é rápido, dura entre 10 e 15 minutos, e é realizado com a pessoa deitada sobre uma maca, imóvel, até que um aparelho registre imagens radiológicas de seu corpo.

Como é feita a densitometria óssea?

Como é feita a densitometria óssea. A densitometria óssea é um exame simples, que não causa dor ou desconforto e que não necessita de preparos para que seja realizado. O exame é rápido, dura entre 10 e 15 minutos, e é realizado com a pessoa deitada sobre uma maca, imóvel, até que um aparelho registre imagens radiológicas de seu corpo.

Quem pode fazer densitometria?

Em geral, a densitometria costuma ser solicitada principalmente pelo médico reumatologista. Porém, profissionais de outras especialidades como endocrinologistas, ortopedistas e ginecologistas também podem tratar osteoporose e osteopenia, portanto a DEXA também pode ser solicitada.

O que é um exame de densidade óssea?

Trata-se de um exame coberto por alguns seguros de saúde e subsistemas públicos como a ADSE e SAMS. Para os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) os exames de densitometria óssea são comparticipados pelo estado, cabendo ao doente apenas o pagamento de uma taxa moderadora, caso não exista isenção.

Como fazer densitometria ao punho?

Ter prótese ou outro tipo de metal ortopédico no lado esquerdo. Se o doente for obeso (+120Kgs) ou se tiver banda gástrica, só é possível realizar a densitometria ao punho. Também se aplica no caso do doente ter fixadores metálicos na coluna lombar e próteses em ambas as ancas.

Postagens relacionadas: