Déficit de atenção

déficit de atenção

O que é o distúrbio de déficit de atenção?

O que é DDA O DDA é ocasionado em virtude de uma disfunção neurológica no córtex pré-frontal, causando uma grande dificuldade de concentraçãonos indivíduos que o possuem. Quando a pessoa que sofre com esse problema tenta se concentrar, o membro diminui sua atividade e, consequentemente, sua capacidade de concentração também.

O que é o transtorno de déficit de atenção?

A condição apresenta o CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde) de F 90.0. De acordo com o Manual MSD, o “transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é uma síndrome de desatenção, hiperatividade e impulsividade”. Além disso, é considerado como um distúrbio de neurodesenvolvimento.

Por que os pacientes com déficit de atenção são considerados distraídos?

Os pacientes com déficit de atenção normalmente são considerados distraídos, o que evidencia a principal característica do distúrbio: a falta de foco e distração. Contudo, suas causas e, principalmente, suas consequências são bem mais graves.

Quais são as causas do DDA?

O DDA é ocasionado em virtude de uma disfunção neurológica no córtex pré-frontal, causando uma grande dificuldade de concentração nos indivíduos que o possuem. Quando a pessoa que sofre com esse problema tenta se concentrar, o membro diminui sua atividade e, consequentemente, sua capacidade de concentração também.

Quais são as características do déficit de atenção?

Déficit de atenção ou DDA, como também é conhecido, é um distúrbio que está presente em algumas crianças, adolescentes e adultos. Assim, tem como principal característica a falta de concentração em atividades do cotidiano. Então, para entender mais sobre, te convidamos a ler o nosso post agora mesmo. O que é déficit de atenção?

Por que os pacientes com déficit de atenção são considerados distraídos?

Os pacientes com déficit de atenção normalmente são considerados distraídos, o que evidencia a principal característica do distúrbio: a falta de foco e distração. Contudo, suas causas e, principalmente, suas consequências são bem mais graves.

Quais são os sintomas de déficit de atenção em crianças?

Os três principais sintomas de déficit de atenção são: desatenção, impulsividade e hiperatividade. Essas características são responsáveis por alguns comportamentos que sinalizam a ocorrência do transtorno em crianças. Confira alguns deles a seguir! Dificuldade de concentração em atividades que exigem esforço mental;

O que é o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade?

O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), mais conhecido como distúrbio de déficit de atenção (DDA), é uma condição em que há falta de atenção, hiperatividade e/ou impulsividade.

Quais são os sintomas do transtorno do déficit de atenção?

Quem nunca se pegou interrompendo um raciocínio ao se distrair com um estímulo externo, como uma mensagem no celular, ou até mesmo com os próprios pensamentos? Episódios de dispersão são mais comuns do que pensamos, mas há um limite entre a simples distração cotidiana e um problema mais grave conhecido como Transtorno do Déficit de Atenção, o TDAH.

Quais são as causas do déficit de atenção?

Preocupação excessiva, baixa auto-estima, ansiedade, perfeccionismo, medos em geral podem funcionar como atratores para a atenção e, portanto, prejudicar o controle voluntário e a inibição destes pensamentos negativos. Em menor grau, acontece a todas as pessoas.

O que é o distúrbio do déficit de atenção?

Estudos apontam que os quadros do Distúrbio do Déficit de Atenção são resultado de uma disfunção no funcionamento do córtex pré-frontal, área responsável pela atenção, organização, controle de impulsos e capacidade de expressar sentimentos, por exemplo.

Quais são os diferentes perfis de pessoas com o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade?

Conheça os diferentes perfis de pessoas com TDAH. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição tremendamente comum: alguns especialistas calculam que ele afete algo entre 3% e 5% das crianças. Os sintomas são sempre iguais: desatenção, hiperatividade, impulsividade.

O que é déficit de atenção? A principal ideia que vem a nossa mente é que déficit de atenção significa que as pessoas são distraídas e não conseguem focar em uma coisa só. Embora esse pensamento não esteja completamente errado, vale ressaltar que as causas e as consequências desse distúrbio são bastante graves.

Como funciona o tratamento do DDA?

Postagens relacionadas: