Reforma antecipada 2022

reforma antecipada 2022

Quando a reforma antecipada é possível?

No caso dos funcionários públicos, a reforma antecipada é possível quando o beneficiário estiver numa das seguintes situações: Pelo menos, 40 anos de serviço efetivo aos atingir os 60 anos de idade;

Como funciona o regime de reforma antecipada?

Antes de explicar as mudanças ocorridas, é preciso primeiro entender como funciona o regime de reforma antecipada. A reforma antecipada consiste, basicamente, num pedido para se reformar antes de atingir a idade legal para o fazer. Esta que em 2021 está fixada nos 66 anos e 6 mese s.

Qual a idade legal da reforma antecipada?

A reforma antecipada, ou seja, deixar de trabalhar antes de ter atingido a idade legal de acesso à reforma, é algo que muitos desejam, sobretudo quando se acumulam os anos de trabalho. Mas será que compensa? E quais as penalizações que pode vir a sofrer? Em 2021, a idade legal da reforma é de 66 anos e 6 meses, aumentando um mês em 2022.

Quais são as exceções para pedir a reforma em 2022?

Tendo pelo menos 15 anos de descontos, a regra é que poderá pedir a sua reforma em 2022, sem penalizações, se tiver completado 66 anos e 7 meses. No entanto, existem exceções que permitem que se peça a reforma antes de concluída a idade legal, como sejam as longas carreiras contributivas e as profissões de desgaste rápido.

Quem pode pedir a reforma antecipada?

Pode pedir a reforma antecipada ao abrigo deste regime quem aos 60 anos tenha, pelo menos, 40 anos de descontos. No regime de flexibilização não é penalizado pelo fator de sustentabilidade, mas apenas pelo fator de redução. Neste caso é importante saber qual é a idade pessoal da reforma.

Qual a idade ideal para reforma antecipada?

Será penalizado com o fator de sustentabilidade e o fator de redução. Se pedir a reforma antecipada por desemprego de longa duração aos 57 anos, tiver 22 anos de descontos e estiver desempregado desde os 52 anos, sofrerá um fator de redução de 0,5% por cada mês de antecipação em relação aos 62 anos. Mas não é só.

Quem tem 40 anos de contribuições pode pedir a reforma antecipada?

Este regime não é aplicável a quem atinja (ou tenha atingido) 40 anos de contribuições depois de completar os 61 anos. Se tem 63 anos e 42 anos de contribuições, significa que quando tinha 60 anos só tinha 39 anos de contribuições. Continua a poder pedir a reforma antecipada nos termos gerais, sofrendo o corte do fator de sustentabilidade.

Como funciona a penalização de redução da reforma antecipada?

A penalização de redução da reforma antecipada, com a percentagem de 0,5% por mês de antecipação, só se aplica se o trabalhador se reformar mais cedo do que a sua idade pessoal de reforma. Ex.: o trabalhador tem a idade pessoal de reforma de 65 anos e 5 meses, mas quer reformar-se aos 62 anos, ou seja, com uma antecipação de 41 meses.

Qual a idade para pedir reforma antecipada?

O regime por desemprego de longa duração permite-lhe pedir a reforma antecipada aos 57 anos de idade ou aos 62 anos de idade.

Qual é a idade legal da reforma?

Apesar de, em 2023, estar prevista uma redução da idade legal da reforma para 66 anos e 4 meses, em 2022, a idade legal da reforma é de 66 anos e 7 meses, aumentando um mês em relação a 2021. Isto significa que, na maioria dos casos, esta é a idade com que pode aceder à pensão.

Qual a diferença entre a reforma antecipada com 63 anos e 43 anos de descontos?

Na prática, em 2022, ao requerer a reforma antecipada com 63 anos e 43 anos de descontos, vai sofrer um corte de 15,5% na pensão a receber. E porquê? com 43 anos de descontos, a idade pessoal de reforma seria aos 65 anos e 7 meses (exemplo acima); ao requerer aos 63 meses, está a antecipar a idade pessoal em 31 meses (2 anos+7 meses);

Quais são os regimes de reforma antecipada?

A legislação prevê cinco regimes de reforma antecipada, com diferentes condições e penalizações. Comecemos pelo dito regime normal. 1. Regime normal Pode reformar-se antecipadamente pelo regime normal desde que tenha 60 anos ou mais de idade e pelo menos 40 de anos de descontos para a Segurança Social.

Postagens relacionadas: