Diocese de braga

diocese de braga

Quais são as paróquias da Arquidiocese de Braga?

Depois de contendas com a Sé de Compostela, Pascoal II, em 1103, dá a Braga como sufragâneas as Dioceses de Porto, Coimbra, Lamego e Viseu (em Portugal ), e mais cinco em território da Espanha . Célebre ficou também a contenda com Toledo sobre a primazia — ainda hoje, de resto, o arcebispo de Braga usa o título de Primaz das Espanhas.

Quem é o bispo de Braga?

Por doação do Conde D. Henrique, de 1112 a 1790 os Arcebispos de Braga detiveram o senhorio de juro e herdade da cidade de Braga, com jurisdição temporal. Nesse período o título oficial dos prelados bracarenses era Arcebispo e Senhor de Braga, Primaz das Espanhas .

Quem é o arcebispo de Braga?

Braga, como diocese, data do século III, e é uma das três arquidioceses metropolitas de Portugal sendo elas Braga, Évora e Lisboa. O arcebispo de Braga usa o título de ‘Primaz das Espanhas’. O atual território diocesano tem 2857 quilómetros quadrados, cujos limites não coincidem com os limites civis do Distrito de Braga.

Quem é o dono do Arquivo Histórico de Braga?

Artigo do Pe. Miguel Teixeira. O Arquivo Arquidiocesano de Braga faz parte do IHAC (Instituto de História e Arte Cristãs) e é responsável actualmente pelo arquivo histórico da Cúria Arquiespiscopal.

Pedro de Braga (???? - 1096) foi o primeiro arcebispo após a restauração da Arquidiocese de Braga em 1071. Foi nomeado pelo rei Dom Sancho II de Castela. Trabalhou na recuperação da cidade e da Sé de Braga, mas com a morte de D. Sancho II, seu sucessor, D. Afonso VI o perseguiu e mandou prender em um mosteiro, onde veio a falecer.

Quem é o bispo da nova Catedral de Bragança?

Quem é o bispo de Braga?

A 5 de Junho de 1999, com 55 anos, foi tornada pública a sua nomeação para Arcebispo de Braga. Poucos dias depois, recebe o Palium de Metropolita das mãos do Papa João Paulo II, a 29 de Junho no Vaticano, tomando posse como Arcebispo a 18 de Julho na Sé Catedral de Braga.

Quem é o novo arcebispo de Bragança-Miranda?

Responsável pela diocese de Bragança-Miranda sucede a D. Jorge Ortiga que serviu a Arquidiocese de Braga desde 1999. Na manhã deste dia 3 de dezembro foi publicada a nomeação de D. José Manuel Garcia Cordeiro como novo arcebispo de Braga em Portugal. Desde julho de 2011 que era bispo de Bragança-Miranda.

Quem é o bispo da nova Catedral de Bragança?

José Cordeiro fará também parte da história da polémica nova catedral de Bragança, que começou a ser construída praticamente quando foi nomeado padre. Como bispo foi ordenado na única catedral construída no século XX e que herdou inacabada e com uma fatura de cinco milhões de euros que conseguiu liquidar.

Quem foi o arcebispo de Miranda?

Foi abade de São Salvador do Taboado, na diocese do Porto. Foi nomeado bispo de Silves em 1538, confirmado pelo Papa Paulo III pelas bulas Gratia divina premium e Apostolatus offitium, em 9 de outubro de 1538.

Postagens relacionadas: