Modificador do nome

modificador do nome

Qual é a função do modificador?

Como posso distinguir os vários tipos de modificador? O modificador é uma função sintática que não é selecionada pelo verbo, nem pelo nome, podendo, por isso, ser eliminado sem comprometer a gramaticalidade da frase. Vejamos: «A Ana vai a Lisboa (amanhã).»

Quais são os modificadores da frase?

Os modificadores, por seu turno, podem incidir sobre o nome, sobre o grupo verbal ou sobre a frase, introduzindo na frase informações sobre circunstâncias variadas. Os modificadores da frase incidem sobre toda a frase e podem ser:

Quais são os tipos de Nomes Deverbais?

(i) nomes deverbais: nomes formados a partir de verbos que se constroem com complemento, estrutura que o nome mantém: «Destruir uma casa» - «A destruição da casa»; (ii) nomes fragmentadores: «uma fatia de…» ou «uma parte de…»; (iv) nomes argumentais: «autor de…», «ajuda de…», «a hipótese de…»; (v) nomes de parentesco: «pai de…», «filho de…»;

Quais são os nomes que os seleccionam?

VAMOS REFLECTIR: há nomes que os seleccionam. Eis alguns exemplos: contestação (nome formado a partir do verbo contestar). Wang-Fô e a contestação imperial. - ... Observa o núcleo nominal da frase c) do quadro I − retrato. retrato [...] maravilhou Ling (o retrato de quem?) esposa. Este nome também selecciona um complemento:

Quais são os modificadores?

São chamados de modificadores os elementos que estabelecem relação de modificação dentro de um sintagma. Na língua portuguesa o modificador por excelência é o advérbio. Os elementos que exercem função de advérbio são, assim, classificados como modificadores.

Qual é a função de um modificador de frase?

Do ponto de vista das classes de palavras, os advérbios que exprimem juízos do falante sobre o conteúdo da frase ou sobre as circunstâncias de produção da frase têm habitualmente a função de modificador de frase.

Qual a diferença entre modificadores de frase e constituintes?

Por seu turno, os modificadores de frase têm ainda uma maior independência do que os modificadores do grupo verbal. Os constituintes com esta função sintática revelam alguns dos comportamentos a seguir apresentados:

Qual é a diferença entre predicado e modificador?

Achei curioso e até caricato, já que é um grupo móvel. O modificador (do grupo verbal) integra a função sintática de predicado. O predicado é uma função sintática que se define ao nível da frase e que pode incluir no seu interior o verbo e todos os seus complementos e modificadores.

Postagens relacionadas: