Mascaras 1 outubro

mascaras 1 outubro

Quando a máscara é obrigatória?

A máscara mantém-se obrigatória nos transportes públicos, visitas aos hospitais, espetáculos culturais sempre que não exista distância de dois metros entre as pessoas, assim como nas grandes superfícies comerciais. Passamos, por isso, a uma fase que assenta na responsabilidade individual de cada um.

Quando a máscara vai voltar a funcionar?

O uso de máscara vai deixar de ser obrigatório em restaurantes e cafés, comércio local, recreios das escolas e também em bares e discotecas, que reabrem a partir de dia 1 de outubro.

Por que a máscara não é obrigatória na Rua?

Apesar de a máscara já não ser obrigatória na rua, ela continuará a ser necessária em algumas situações, nomeadamente quando não seja possível respeitar a distância adequada. Salas de espetáculos como cinemas, teatros, congressos ou eventos culturais em recintos fechados etc;

Quais são as recomendações da DGS sobre o uso de máscara?

“Nos termos da legislação em vigor, o uso de máscara é ainda obrigatório pelos profissionais de bares, discotecas, restaurantes e similares”, refere a orientação 011/2021 da DGS. Numa outra orientação relativa às instituições de culto e religiosas, a DGS divulgou uma série de recomendações a adotar pelos cidadãos e pelas instituições.

Vale a mesma regra: trocar quando estiver úmida, aparentemente suja ou a cada três horas. Se a pessoa precisar pegar transporte público, deve usar uma apenas para ir e outra apenas para voltar - Durante a atividade física é comum beber água. Como manusear a máscara? Da mesma maneira que a manuseia antes de uma refeição.

Qual a importância da máscara para sair de casa?

Quando é obrigatório o uso de máscara?

O diploma determina que é obrigatório o uso de máscara aos maiores de dez anos sempre que não seja possível manter o distanciamento físico recomendado. O documento exclui a obrigatoriedade quando tal “seja incompatível com a natureza das atividades que as pessoas se encontrem a realizar”.

Por que a máscara passa a ser obrigatória durante 70 dias?

E agora, que a máscara passa a ser obrigatória, pelo menos durante 70 dias saiba que, de acordo com as autoridades de saúde, a recomendação é para que a população geral utilize as máscaras comunitárias ou de uso social - as não cirúrgicas - privilegiando as que têm o selo de Máscaras Covid-19 Aprovado.

Qual a importância do uso das máscaras no espaço fechado?

Nos espaços fechados, é efectivamente importante a persistência das gotículas e aerossóis, que se estendem por vários metros. É importante o uso das máscaras. O momento das refeições é de particular vulnerabilidade.

Quando é obrigatório o uso da água na Rua?

Carlos Palos admite, por isso, o uso obrigatório na rua, mas apenas em determinadas situações: “Depende de várias circunstâncias, de haver ou não muita gente, e depende da própria pessoa, se for imunodeprimida, por exemplo. Poderá ser uma recomendação em alguns contextos.

Postagens relacionadas: