Ribeira brava

ribeira brava

Quem criou a Ribeira Brava?

A origem do nome deve-se à sua ribeira (a Ribeira Brava ), que em épocas de chuvas apresentava um caudal muito forte, chegando a causar estragos ao longo dos oito quilómetros do percurso. A Ribeira Brava é o mais novo concelho do arquipélago da Madeira, criado a 6 de maio de 1914, por desmembramento dos concelhos da Ponta do Sol e Câmara de Lobos.

Qual é o município de Ribeira Brava?

Ribeira Brava é uma freguesia portuguesa do município da Ribeira Brava, com 17,50 km² de área e 6 588 habitantes (2011). A sua densidade populacional é 339,5 hab/km².

Quais são as praias da Ribeira Brava?

No concelho da Ribeira Brava existe duas praias o cais da Ribeira Brava e o Calhau da Lapa situada na freguesia do Campanário.

Quais são as principais características da gastronomia da Ribeira Brava?

Na gastronomia do concelho da Ribeira Brava destaca-se o bacalhau à Ribeira Brava, a carne vinho e alhos, a típica açorda madeirense, a espetada de carne de vaca, as batatas com conduto de carne de porco, o bolo do caco, o pão caseiro amassado com batata-doce e o bolo de noiva.

Qual é a origem do nome Ribeira Brava?

Tem por armas o fortim de São Bento, que se encontra à entrada da povoação sua sede, na rua que conduz ao cais. A Ribeira Brava não tinha a categoria de vila, embora frequentemente, ainda mesmo antes da criação do concelho, se lhe deve tal designação.

Quais são as principais atividades da Ribeira Brava?

Nesta freguesia, a atividade principal continua a ser a agricultura, a pesca e o comércio. Embora o santo padroeiro da freguesia seja São Bento, a grande festividade que se realiza na Ribeira Brava é a Festa de São Pedro, a 29 de junho, sendo uma das mais concorridas romarias da ilha.

Qual é o município de Ribeira Brava?

Ribeira Brava é uma freguesia portuguesa do município da Ribeira Brava, com 17,50 km² de área e 6 588 habitantes (2011). A sua densidade populacional é 339,5 hab/km².

Quais eram os benefícios da Ribeira para os habitantes da vila da Ribeira Brava?

A ribeira também servia de “transporte” para fazer chegar as madeiras à vila da Ribeira Brava. Assim, o comércio e a exportação de madeira geraram grandes lucros para os seus habitantes, que também se dedicavam à agricultura, apicultura, à pastorícia e ao fabrico de manteiga.

Postagens relacionadas: