Anatomia do joelho

anatomia do joelho

Qual é a anatomia da articulação do joelho?

A anatomia da articulação do joelho é a mais complexa do organismo do ponto de vista anatômico e funcional, porque deve ser estável e ao mesmo tempo permitir uma boa mobilidade. Composta por três ossos: fêmur, tíbia e patela, seria mais conveniente dividi-la em duas articulações:

Quais são as estruturas do joelho?

A anatomia do joelho é considerada a mais complexa em relação às outras articulações do corpo humano. Trata-se de uma articulação do tipo sinovial (responsáveis por realizar comunicação entre duas extremidades ósseas permitindo movimento), composto por três estruturas ósseas:

Quais os ossos do joelho humano?

A anatomia do joelho humano consiste, além dos ligamentos, no conjunto formado pela extremidade distal do fêmur (osso da coxa), pela extremidade proximal da tíbia (osso da perna) e pela patela, pequeno osso sesamóide também conhecido como rótula.

Qual a função do joelho?

O joelho realiza a função de dobradiça, que regula a altura do tronco em relação ao solo, o que muita mobilidade. Além disso, como está localizada entre os dois ossos mais longos do corpo humano (fêmur e tíbia) e ser submetida a forças importantes, há necessidade desta articulação possuir grande estabilidade.

Quais são as articulações do joelho?

O joelho é uma articulação complexa formada pela extremidade distal do fémur e proximal da tíbia (articulação femuro-tibial) e do fémur com a rótula (articulação patelo-femural). Possui também ligamentos que estabilizam a articulação, auxiliados pelos meniscos, que estabilizam o joelho, amortecendo o impacto sobre as cartilagens.

Qual a anatomia do joelho?

Localizado no membro inferior, constitui na conexão entre os ossos da coxa e da perna. A seguir, apresentaremos tudo sobre seu funcionamento e sua anatomia completa, detalhando seus ligamentos, ossos, músculos e movimentos.

Quais são as bursas da articulação do joelho?

A cápsula articular forma vários bolsões preenchidos por fluido, chamados de bursas, que reduzem o atrito com a articulação do joelho. As bursas mais importantes da articulação do joelho são: Bursa suprapatelar - Localizada superiormente à patela, entre o fêmur e o tendão do músculo quadríceps femoral

Quais são os músculos do joelho?

Estes músculos são o sartório, o músculo semitendíneo e o grácil. Esse grande tendão age junto ao colateral medial na estabilização do joelho e evita uma excessiva rotação externa.

Como funciona o osso do joelho?

Grande parte da eficácia dos nossos joelhos como amortecedores reside no seu mecanismo, composto por 3 ossos e 2 discos fibrocartilaginosos que nos permitem realizar rotações, nos impulsionar ou correr com um menor impacto. Sabe como se chama o osso do joelho?

Quais são os ossos que se articulam no joelho?

Observe os ossos que se articulam no joelho, superiormente temos o fêmur, inferiormente a tíbia e a patela anteriormente. As extremidades ósseas são essenciais, sendo elas a extremidade distal do fêmur e a extremidade proximal da tíbia, e a patela.

Quais são as estruturas ósseas do joelho?

Outras estruturas importantes e que fazem parte do joelho são os meniscos, conhecidos também como cartilagens semilunares – devido ao formato em meia lua que possuem. Segundo alguns autores, a anatomia do joelho possui considerável grau de estabilidade articular e é estabilizado por ligamentos, músculos e pela cápsula articular.

Qual a anatomia do joelho?

Localizado no membro inferior, constitui na conexão entre os ossos da coxa e da perna. A seguir, apresentaremos tudo sobre seu funcionamento e sua anatomia completa, detalhando seus ligamentos, ossos, músculos e movimentos.

Postagens relacionadas: