Cascata sanjoanina

cascata sanjoanina

Quais são as principais características da cascata sanjoanina?

A cascata sanjoanina consta da construção de uma “aldeia”, numa espécie de encosta, em declive, cheia de pequenas casas, com uma cascata de água e várias figuras que representam profissões e, naturalmente, o São João. Diz-se que a tradição apareceu no século XVII e pode ter surgido do hábito de montar presépios.

Quem é a Senhora da cascata?

Maria Júlia é uma das poucas pessoas que continua a dar vida às famosas cascatas. É às portas da cidade junto à ponte de D. Luís I que vive, há 15 anos, Maria Júlia e o marido Álvaro. Já em criança que a senhora, hoje com 60 anos, se dedicava às festas populares quando pedia uma “moedinha na rua para dar a Santo António”.

Como são feitas as cascatas?

As cascatas são habitualmente feitas na rua – nada que não possas também fazer em casa, este ano, tal como em 2020 – e são construídas conforme a criatividade, o tempo e a “paciência” de cada um ou de cada grupo de vizinhos ou de amigos.

Quais as características da caatinga?

A Caatinga é um importante bioma brasileiro, principalmente por ser o único bioma exclusivo do nosso país. Nesse artigo iremos explicar quais são as características da Caatinga e falar sobre o clima, fauna, flora, solo, entre outros pontos importantes.

Quais são as características das cactáceas?

Algumas espécies de cactáceas, como o mandacaru, apresentam uma característica peculiar: suas folhas são modificadas em espinhos para evitar que a planta perca água pelo processo de transpiração. Os espinhos são também um mecanismo de defesa dessas plantas a fim de evitar que animais alimentem-se delas.

Qual a diferença entre Caatinga arbustiva e mata seca?

Caatinga arbustiva: composta por árvores baixas com até 8 metros de altura, como o xique-xique e a macambira. Mata seca: composta por florestas situadas próximo de encostas e topos de serras. As folhas permanecem, em sua maioria, no período de seca. Carrasco: composto por arbustos de caules finos e tortuosos.

Qual a origem da cascata?

Ainda que muito popular e intimista, a origem da cascata acaba por ser também religiosa. Para Germano Silva, a cascata está para o solstício de verão, como o presépio está para o solstício de inverno. Ambos celebram o nascimento de figuras da Igreja Católica.

Como escolher a cascata ideal para sua casa?

Sejam dentro ou fora de casa, as cascatas devem fazer parte da sua decoração. Casas com piscina ou com um amplo espaço externo que conte com um deck podem contar com este tipo de cascata, que forma um belo efeito de queda d’água. Ela confere um ar moderno ao ambiente.

Quais são as principais características das Cascatas de São João?

As cascatas de São João são um exemplo – quase vivo – disso. O trabalho começa muitas semanas antes. Um pouco por toda a cidade se vão montando estruturas em homenagem a um santo que, apesar de não ser o padroeiro do Porto, alimenta costumes e é festejado na noite de 23 para 24 de junho com muita folia.

Quais são as vantagens de uma cascata de água decorativa artesanal?

Uma das principais qualidades de uma cascata de água decorativa artesanal no ambiente é o som relaxante da água se movimentando.

Postagens relacionadas: