Ninho de vespas asiáticas

ninho de vespas asiáticas

Qual a diferença entre vespa asiática e vespa comum?

Ao contrário da vespa comum, a vespa asiática, quando se sente em perigo, organiza-se para atacar em grupo, pelo que pode também ser bastante perigosa para o ser humano e para os outros animais, pelo que deve ser tratada com todas as cautelas. Já há registo de casos de ataque com mortes humanas em Portugal.

Como se livrar de ninhos de vespas?

Destrua os ninhos de vespas à noite. Se estiver planejando se livrar de um ninho desses sozinho, é melhor fazê-lo à noite. Nesse período, os insetos estarão menos ativos, menos agressivos e com um tempo de reação maior. Não use uma lanterna comum para visualizar o ninho, pois isso atrairá as vespas para você.

Por que a vespa asiática é uma ameaça para a saúde pública?

A vespa asiática constitui também uma ameaça para a saúde pública, reagindo modo bastante agressivo quando tem os ninhos ameaçados, incluindo perseguições até algumas centenas de metros. O ano passado, as mortes de quatro pessoas em Portugal foram associadas a picadelas deste inseto .

Quais são os tipos de vespa?

Os três tipos principais de vespa com os quais terá de lidar são os seguintes: Vespas do papel: têm o corpo e as patas longos em relação às outras espécies de vespa e constroem grandes ninhos expostos, com favas bastante visíveis.

Qual a diferença entre vespa europeia e asiática?

Cor do abdómen: a vespa asiática tem grande parte do abdómen negro, com o quarto segmento alaranjado e listas finas alaranjadas nos outros. A vespa europeia tem só metade do abdómen negro e é predominantemente amarelo (em particular os últimos quatro segmentos).

Quais são as características da vespa europeia?

A Vespa Europeia, Vespa crabro, tem o abdómen predominantemente amarelo pálido, com faixas pretas. A sua cabeça é amarela vista de frente e vermelha vista de cima. O tórax e patas são pretas e encarnadas acastanhadas. As obreiras medem entre 18 e 23 mm e as rainhas entre 25 e 35 mm.

Qual é o ciclo biológico da vespa asiática?

A vespa-asiática é uma espécie diurna, com um ciclo biológico anual, que apresenta a sua máxima atividade durante o verão, quando atacam em massa as colmeias. Durante o inverno, as rainhas hibernam fora do ninho, em árvores, em rochas ou no solo.

Quanto tempo dura um ninho de vespa asiática?

Ninho de vespa asiática Com a saída das obreiras, o crescimento do ninho e da colónia é exponencial. A duração média de vida das obreiras é variável em função das temperaturas, mas poderá ser entre 30 e 55 dias, semelhante ao da vespa-europeia.

Qual a importância da vespa asiática para o bem-estar e a Segurança das pessoas?

A vespa-asiática pode afectar o bem-estar e a segurança das pessoas. “Embora não sendo individualmente mais agressiva para o ser humano do que a vespa-europeia, reage de forma bastante agressiva às ameaças do ninho”, lê-se no plano.

Qual a diferença entre vespa asiática e vespa europeia?

A vespa asiática fez soar o alarme na Europa e, desde então, a ameaça à abelha europeia. Conheça este insecto. Em todo o continente, o seu “ataque” à vulgar abelha europeia tem dado muito que fazer aos apicultores – e em Portugal a situação não é diferente.

Como se preparar para as vespas asiáticas?

A vespa-asiática causa menos de 20 mortes por ano na Europa e apenas 40 na Ásia, seu local de origem. A melhor maneira de se preparar é estar ciente de que as vespas estão se defendendo de seus agressores. Portanto, não tente provocá-las, manipulá-las ou capturá-las por conta própria.

Por que a Vespa velutina é uma ameaça para a apicultura?

A vespa velutina constitui uma ameaça para a apicultura, quer pelo efeito depredador sobre as abelhas, uma vez que elas se alimentam de insetos, incluindo abelhas, quer pela sua presença nas imediações das colmeias. Esta presença inibe as abelhas de saírem das colmeias para colherem pólen e néctar, o que acaba por ter reflexos na produção de mel.

Postagens relacionadas: