Tomada da bastilha coimbra

tomada da bastilha coimbra

Por que a “tomada da Bastilha” é uma marca notável?

Segundo o autarca, a “Tomada da Bastilha” de 1920, “porque depois houve outras, é uma marca notável, desde logo porque se estava em plena pandemia da pneumónica, tempo difícil que se associa um século depois a realidades que, não sendo iguais, são também de pandemia e confinamento”.

Por que a Universidade de Coimbra é chamada de “tomada da Bastilha”?

Em Coimbra, um grupo de 40 estudantes levava a cabo a ocupação de um palácio da Universidade – o Colégio de São Paulo Eremita – para servir de sede à Associação Académica. O acontecimento, baptizado com o estranho nome de “tomada da bastilha” em homenagem à Revolução Francesa, faz hoje um século e tornou-se uma lenda da univ...

Quando foi criado o Instituto de Coimbra?

Feitas obras no claustro do edifício para construção do Teatro Académico, inaugurado em 1839, a Academia Dramática de Coimbra, sucessora da Nova Academia Dramática, sofre uma cisão, de que resulta a criação do Instituto de Coimbra (o “Clube dos Lentes”), em 1852.

Quais são as publicações do Instituto de Coimbra?

Entre as publicações do Instituto de Coimbra conta-se O Instituto: Revista Científica e Literária, publicado de 1852 a 1981, o qual foi, até cessar a publicação, a mais antiga revista científico-literária publicada em Portugal.

Onde fica o Instituto Politécnico de Coimbra?

O Instituto Politécnico de Coimbra é uma instituição de ensino superior pública localizada no Centro Litoral de Portugal, em Coimbra, conhecida como a “cidade dos estudantes”.

Qual a importância da Universidade de Coimbra?

Durante os seus mais de sete séculos de existência, a Universidade, hoje uma instituição de referência, foi crescendo, primeiro por toda a Alta de Coimbra e depois um pouco por toda a cidade, encontrando-se atualmente ligada a gestação de ciência e tecnologia e à difusão de cultura portuguesa no mundo.

O que aconteceu com a Universidade de Coimbra?

É igualmente passado u alvará, a 28 de Agosto, extinguindo a Mesa da Fazenda da Universidade de Coimbra criando, em sua substituição uma Junta de Administração e Arrecadação com cofre, tesoureiro, contadoria e executória.

Postagens relacionadas: