Voar na beira baixa

voar na beira baixa

Qual é a única coisa que varia na Beira Baixa ao longo do ano?

A única coisa que varia na Beira Baixa ao longo do ano são as temperaturas, já que a sua beleza e encanto permanecem arrebatadores, independentemente da altura em que seja visitada.

Como é a gastronomia da Beira Baixa?

Variada e rica, a gastronomia da Beira Baixa é marcada por sabores intensos e pela utilização de ingredientes locais em receitas centenárias passadas de geração em geração. Na sua comida sente-se o sabor da tradição, dos costumes e do calor das gentes beirãs.

Como é a apanha da Azeitona na Beira Baixa?

Novembro marca o início da apanha da azeitona, o chamado “ouro liquido” da Beira Baixa. Recentemente tive oportunidade de visitar o Olival Real Idanha que produz o azeite biológico Egitânia, um verdadeiro néctar dos deuses que pude provar umas horas depois no Lagar de Varas de Idanha-a-Velha.

Qual é a capital da Beira Baixa?

Comecemos na cidade de Castelo Branco, também conhecida como a “Capital da Beira Baixa”, onde descobrimos um riquíssimo património que remonta até à Idade Média. Caminhe pelas estreitas ruas da zona histórica, por onde se faz sentir a vida da cidade.

Como é o Natal na Beira Baixa?

Todas as freguesias da Beira Baixa celebram o Natal com tradições próprias, em que religiosidade assume um papel importante. Uma das tradições mais comuns na região é o Madeiro de Natal.

Como é a apanha da azeitona?

Oliveira. Em Ançã (Beira Litoral), onde chamavam «cabras» às azeitonas que caíam fora dos panais de serapilheira, hoje substituídos pelos «panões», feitos de outros materiais – que cobrem a área total ao redor das oliveiras, sendo por isso menor o trabalho das mulheres –, os apanhadores cumpriam o uso de «penhorar» quem passava pelo olival.

Como fazer a queda da azeitona?

Depois de estendida a manta, com uma vara ou varejador, vai-se batendo a ramagem (Ripar) ou vibrando o tronco da árvore, de modo a provocar a queda da azeitona. Atualmente já existem disponíveis no mercado, máquinas industriais que podem auxiliar esta tarefa, sendo adequado para grandes olivais, não compensando na agricultura familiar.

Como mudar a dinâmica da azeitona?

Após 2 000 quilos de azeitona, é interessante ver como a dinâmica muda. Em plena beira baixa, em casa dos meus avós, desde que me lembro que a terra não é nossa amiga. É preciso tratar dela, alimentá-la com água e querer muito.

Como limpar uma azeitona?

Colocar nos sacos a quantidade desejada, deve-se calca-la, acomoda-la com as mãos, atando-os de seguida com um cordel, bem apertado de modo a não permitir entrada de ar.

Postagens relacionadas: