Fluoxetina

fluoxetina

Como funciona a fluoxetina?

A fluoxetina possui boa farmacocinética, ou seja, ao ser administrada pela via oral, ela é rapidamente absorvida no trato gastrointestinal, e é distribuída pelos tecidos, até que chega a seu alvo (o SNC - Sistema Nervoso Central), efetua sua ação, e se transforma em um produto excretável (metabolização).

Quando foi descoberta a fluoxetina?

O trabalho que levou à descoberta da fluoxetina começou na Eli Lilly em 1970, com a colaboração entre Bryan Molloy e Robert Rathburn.

Quais são as interacções da fluoxetina?

Se tomar Fluoxetina próximo do final da gravidez pode existir um risco aumentado de hemorragia vaginal abundante pouco depois do parto, em especial se tiver história de doenças hemorrágicas. A fluoxetina é excretada no leite materno e pode provocar efeitos indesejáveis nos bebés.

Qual é a marca de referência da fluoxetina?

A marca de referência da fluoxetina é o Prozac®. Mas você pode encontrar as versões genéricas. Aliás, esse princípio ativo consta da Rename (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais), por isso tem distribuição gratuita em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Para ter acesso a ele, basta apresentar a receita médica.

O que é fluoxetina e para que serve?

A forma de uso da fluoxetina para adultos varia de acordo com a indicação e inclui: Depressão: a dose máxima recomendada é de 60 mg por dia, que pode ser aumentada a cada 2-4 semanas; Bulimia nervosa: a dose é de 60 mg por via oral uma vez ao dia;

Como tomar o cloridrato de fluoxetina?

Posologia, dosagem e instruções de uso de Cloridrato de fluoxetina. Como usar: o cloridrato de fluoxetina deve ser administrado por via oral e pode ser tomado independente das refeições. Dosagem. Depressão: A dose de 20 mg/dia é a recomendada. Bulimia Nervosa: A dose de 60 mg/dia é a recomendada.

Qual é a meia-vida de eliminação da fluoxetina?

Mais precisamente, a meia-vida de eliminação da fluoxetina é de 4 a 6 dias e a de seu metabólito ativo é de 4 a 16 dias. Essa relação da meia-vida pode trazer um efeito positivo, pois, ao parar de tomar o remédio, a pessoa não sofrerá o efeito colateral da pausa, que implicaria em desequilíbrio súbito do nível de serotonina.

Quais são as causas da síndrome de fluoxetina?

O desenvolvimento de uma síndrome potencialmente fatal foi relatado com o uso de cloridrato de fluoxetina sozinho ou em conjunto com outros medicamentos da classe serotoninérgica (incluindo triptanos) e com medicamentos que prejudicam o metabolismo da serotonina (em particular, inibidores da monoaminoxidase).

A fluoxetina em formula genérica é mais ineficaz em relação ao PROZAC ? Pois estou tomando genérico... mas a melhora foi sentida com o medicamento referência. Att Prozac é a marca de fluoxetina de referência, ou seja teoricamente é a melhor fluoxetina do mercado. Porém, é uma medicação cara e muitos pacientes não tem condições de adquirir.

Quando a fluoxetina é contra-indicada?

Postagens relacionadas: