Diverticulite

diverticulite

Como prevenir diverticulite e diverticulose?

Recomendações para prevenir diverticulite e diverticulose Inclua preferencialmente alimentos com alto teor de fibras na sua dieta habitual. Frutas, vegetais, cereais integrais e grãos são importantes para o processo digestivo como um todo e fundamentais para o bom funcionamento intestinal e para prevenção da doença diverticular;

Quais são as causas da diverticulite?

Aí, sim, temos a diverticulite. Ela lesiona o intestino ou promove abcessos no local, contribuindo para a proliferação de bactérias e o consequente risco de uma infecção. Algumas das causas desse processo inflamatório são: envelhecimento, tabagismo, constipação, uma dieta pobre em fibras, obesidade e sedentarismo.

Como saber se tenho diverticulite?

Divertículos assintomáticos costumam ser descobertos em exames radiológicos ou endoscópicos por acaso. Na maioria dos casos, eles são identificados em colonoscopias realizadas para rastreio do câncer de cólon. Quando há suspeita de diverticulite aguda em curso, o melhor exame diagnóstico é a tomografia computadorizada do abdômen.

Qual a melhor alimentação para diverticulite?

“O paciente deve manter uma boa hidratação com água, água de coco, soros de reidratação oral, isotônicos, sucos naturais coados e de preferência sem açúcar. Sopas, caldos batidos e coados. Torradas, petas de polvilho e gelatina também estão liberadas, complementa. Quem já teve diverticulite no passado deve ter uma alimentação bastante cautelosa.

Quais são as doenças e sintomas do diverticulite?

Escreve sobre doenças e sintomas, além de atualizar os conteúdos do Portal conforme as constantes novidades do universo de ciência e saúde. Diverticulite é uma doença que se instala quando os divertículos (saliências gastrointestinais que retêm pequenas quantidades de fezes) ficam inflamados ou infectados, podendo apresentar abscesso ou perfuração.

Quais são os tipos de divertículos?

Divertículos são de dois tipos: o hipotônico e o hipertônico. O hipotônico instala-se como decorrência do afrouxamento da musculatura lisa do intestino, e o hipertônico é provocado pelo aumento anormal do tônus dessa mesma musculatura e pelo crescimento significativo da pressão no cólon. Veja também: Leia entrevista sobre Diverticulite

Como diagnosticar diverticulite aguda?

O diagnóstico da diverticulite aguda leva em conta a história do paciente, o exame clínico e os achados da tomografia computadorizada. O enema opaco e a colonoscopia não devem ser indicados nessa fase inicial, porque o trânsito livre das fezes pela perfuração do divertículo pode provocar um quadro de infecção abdominal e peritonite grave.

Quais são os alimentos que você deve comer para evitar a doença diverticular?

Inclua preferencialmente alimentos com alto teor de fibras na sua dieta habitual. Frutas, vegetais, cereais integrais e grãos são importantes para o processo digestivo como um todo e fundamentais para o bom funcionamento intestinal e para prevenção da doença diverticular;

Como saber se tenho diverticulite aguda?

Quando há suspeita de diverticulite aguda em curso, o melhor exame diagnóstico é a tomografia computadorizada do abdômen. Nestes casos, a colonoscopia costuma ser feita somente após a resolução da inflamação para posterior avaliação e quantificação dos divertículos.

Como evitar o diverticulite?

Contudo, alguns médicos indicam seguir uma dieta rica em fibras, com grande consumo de água e evitar a constipação - intestino preso, fezes duras e ressecadas aumentam o risco de diverticulite. (1) Como o tratamento é basicamente caseiro, algumas medidas podem e devem ser tomadas para que a recuperação seja rápida e o prognóstico bem-sucedido.

Como é feito o diagnóstico de diverticulite?

Períodos de diarreia e de prisão de ventre. Quando surgem estes sintomas, deve-se ir ao pronto-socorro ou consultar o gastroenterologista para que seja feita a avaliação dos sintomas e sejam indicados exames que ajudem a confirmar o diagnóstico e, assim, iniciar o tratamento mais adequado.

Quais são os sintomas das diverticulites agudas?

As diverticulites agudas ocorrem especificamente nessa forma. Pessoas com divertículos, sem a inflamação da diverticulite, geralmente não apresentam sintomas, mas podem sentir inchaço e cólicas na parte inferior do abdômen. Raramente, elas notam sangue nas fezes ou no papel higiênico.

Postagens relacionadas: