Aldeias de xisto

aldeias de xisto

Quais são os segredos das Aldeias do Xisto?

Escondidas entre serras de vegetação frondosa, as aldeias do xisto são um dos nossos segredos mais bem guardados, mas que os seus habitantes, prazenteiros e afáveis, gostam de ajudar a desvendar. Neste mundo mágico, onde as horas passam mais devagar, vivem populações acolhedoras com tempo para receber bem quem os visita.

Quais são as aldeias de xisto mais famosas?

Talasnal, Cerdeira, Gondramaz ou Fajão ou Sobral de São Miguel são apenas alguns dos exemplos. Nos últimos anos tem sido feito um esforço notável para recuperar e dar uma nova vida a estas aldeias. E a verdade é que, com o turismo, vieram também novos habitantes permanentes, muitos deles oriundos do estrangeiro.

Quais são as aldeias de xisto mais bonitas de Portugal?

Mas o que faz do Casal de São Simão uma das aldeias de xisto mais bonitas de Portugal é o seu fantástico entorno natural, com destaque para as já referidas Fragas de São Simão.

Quais são as aldeias de Góis que fazem parte da rede de Aldeias do Xisto?

Aigra Nova é uma das quatro aldeias do concelho de Góis que fazem parte da rede de Aldeias do Xisto. Está dividida em três pequenas ruas, onde encontra as bonitas casas de construção baixa e à base de xisto, num local que alia o passado com o futuro de uma forma singular e muito apelativa.

Quais são as curiosidades sobre as aldeias doxisto?

A rede das Aldeias do Xisto tem inúmeros trilhos que pode percorrer, conhecendo paisagens únicas e vivendo uma verdadeira experiência de conexão com a natureza. Sugerimos-lhe 5 trilhos e damos-lhe as devidas indicações, para que possa organizar tudo com a maior das facilidades.

Quais são os benefícios das aldeias?

Estas pequenas aldeias têm um enorme potencial turístico que vem tanto das suas tradições e aspectos culturais, como da gastronomia, arquitectura e claro da beleza natural em estado puro. As aldeias são também a porta de entrada para um destino ideal para turismo activo e em contracto com a natureza.

Qual é a melhor aldeia para viajar?

Talasnal Montanhas de Amor é outra boa opção na aldeia. Eles têm várias casas, com diferentes tamanhos, pelo que pode ser uma opção viável para vários tipos de viajantes. O Casal Novo fica mesmo junto ao Talasnal, mas é uma aldeia bem interessante por si só. Tem menos casas renovadas, mas é quase tão bom como a aldeia vizinha.

Quais são as aldeias mais bonitas do Centro de Portugal?

Dispersas entre Vila de Rei, onde fica Água Formosa e Castelo Branco, onde fica Martim Branco, são todas aldeias com pouca exploração turística e uma doce calma rodeada das cores do Centro de Portugal. Não vamos mentir: a primeira coisa que pensamos quando nos lembramos de Figueira é da bela refeição que fizemos no seu restaurante.

Qual é a aldeia de xisto mais bonita do Centro de Portugal?

O Piódão foi vencedor da categoria aldeias remotas para as 7 maravilhas de Portugal, não é por isso de estranhar que a considere uma das aldeias de xisto mais bonitas do Centro de Portugal.

Quais são as aldeias de xisto?

São aldeias típicas e tradicionais que ainda conservam o xisto como material de construção das suas casas. A grande maioria destas aldeias está distribuída pelas serras da Lousã e do Açor. E embora existam mais aldeias de xisto noutras regiões, é nestas duas serras que se concentram as mais famosas, típicas e emblemáticas.

Quais as aldeias mais bonitas de Portugal?

Fomos à procura das aldeias mais bonitas de Portugal, desde as famosas aldeias de xisto às comunidades piscatórias, de Norte a Sul do país e sem deixar as Ilhas de fora.

Quais são as aldeias mais bonitas do concelho de Góis?

Dica VagaMundos: se gosta de caminhadas e quiser ficar a conhecer as restantes Aldeias do Xisto do concelho de Góis acrescente mais um dia ao seu roteiro pelas Aldeias de Xisto mais bonitas de Portugal, e vá percorrer o PR1 GOI – Caminho do Xisto das Aldeias de Góis.

Postagens relacionadas: