Ucrania rtp

ucrania rtp

Por que as tropas ucranianas recuaram para o terreno mais favorável?

As tropas ucranianas recuaram para terreno mais favorável na cidade vizinha de Lyssychanks, onde têm ocorrido combates rua a rua. A maioria dos civis da área conseguiu fugir em comboios de evacuação. O presidente ucraniano promete recuperar todas as cidades ucranianas perdidas para o exército russo no leste do país

O que aconteceu com as tropas russas em Ucrania?

O porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov, disse que os combates ocorreram em Myrna Dolyna, 18 quilómetros a sul de Lysychansk, onde as tropas russas têm vindo a registar avanços, segundo a agência espanhola EFE. Além dos soldados mortos, registaram-se cerca de 450 feridos entre as forças ucranianas, disse Konashenkov.

Quais foram os alvos atingidos pela Ucrânia?

Entre os alvos atingidos está um centro de treino militar para as forças ucranianas no distrito de Starytchi, na região de Levi, a cerca de 30 quilómetros da fronteira polaca. No sábado, a Rússia disse que matou até 80 combatentes polacos, num bombardeamento no leste da Ucrânia.

Quais são as principais características da atividade da Rússia na Ucrânia?

“A Rússia não desenvolve a sua atividade só na Ucrânia. Na Ucrânia é onde é mais visível, mais brutal, uma violação clara do direito internacional, com uma invasão, com uma guerra, com ataques indiscriminados a civis; mas age de outras formas noutras regiões do mundo e também em outros países da Europa”, alertou.

O que aconteceu com a Ucrânia?

Como eram as relações entre Kiev e Moscou até aqui? Antes tida como uma espécie de satélite russo, a Ucrânia está em conflito com a Rússia desde 2014, quando um governo pró-Moscou em Kiev foi derrubado após protestos em massa.

Por que a invasão da Ucrânia foi “necessária” e “oportuna”?

Em Moscovo, Vladimir Putin discursou e afirmou que a invasão da Ucrânia foi “necessária” e “oportuna”, acusando a NATO de planear a “invasão” dos “territórios históricos” russos. Durante o discurso, hackers alteraram nomes de canais e programas da televisão russa e apresentaram mensagens de apoio a Kiev.

O que aconteceu com o navio da Ucrânia?

O navio já foi atingido duas vezes desde a invasão russa à Ucrânia. Desde então, o barco tem andado à deriva sem tripulação e com restos de gasóleo a bordo, revelaram forças ucranianas.

O que aconteceu com as forças terrestres que invadem a Ucrânia?

As forças terrestres da Rússia que invadem a Ucrânia desde quinta-feira (24/2) estão se organizando em direção a capital Kiev. Enquanto isso, mísseis e artilharias de longo alcance já deixaram mortos e feridos pelo país.

Postagens relacionadas: