Coração de viana

coração de viana

Qual é o propósito do Coração de Viana?

Quase todas de Gondomar ou da Póvoa de Lanhoso. Ao contrário do que se poderia pensar, o propósito primeiro do Coração de Viana não foi ser um símbolo de amor, mas sim um símbolo de dedicação e de culto ao Sagrado Coração de Jesus.

Quais são os símbolos do Coração de Viana?

O Coração de Viana é um dos maiores símbolos do Minho, de Portugal e da filigrana portuguesa. Descubra a sua origem e a sua história. O Minho é um local que nos deu diversos símbolos nacionais, por entre danças e cantares do vira, lenços minhotos, galos de Barcelos, caldo verde, ou até no uso popular do cavaquinho.

Qual a origem do coração na Viana do Castelo?

Na realidade, o uso do coração é, numa visão mais ampla, uma tradição minhota, seja ela do Baixo-Minho ou do Alto-Minho. A alocação dele a Viana do Castelo pode ter-se dado com a popularização dos trajes tradicionais vianenses, empurrada pelo estado de graça em que a Romaria da Senhora da Agonia se tornou nos últimos anos, e com toda a justiça.

Qual o ouro da Coração de Viana?

Descubra a coleção de joias Coração de Viana, uma seleção de anéis, brincos, colares e pulseiras de filigrana, inspirada na joalharia tradicional portuguesa. Explore a seleção em ouro 19,2Kt, ouro 9Kt, prata e prata dourada. A carregar mais produtos...

Como surgiu o coração de Viana?

A joalharia tradicional portuguesa tem uma inspiração marcadamente religiosa, e o Coração de Viana não é exceção. O Coração de Viana, que é atualmente utilizado como símbolo da cidade de Viana do Castelo, surgiu em Portugal com o culto ao Sagrado Coração de Jesus em finais do séc. XVIII.

Quais são os símbolos do Coração de Viana?

O Coração de Viana é um dos maiores símbolos do Minho, de Portugal e da filigrana portuguesa. Descubra a sua origem e a sua história. O Minho é um local que nos deu diversos símbolos nacionais, por entre danças e cantares do vira, lenços minhotos, galos de Barcelos, caldo verde, ou até no uso popular do cavaquinho.

Qual o significado das cornucópias no topo do Coração de Viana?

As cornucópias no topo do coração de Viana são uma estilização das chamas que brotam deste símbolo cristão. O Coração de Viana tornou-se património emocional e icónico de Portugal e da arte da filigrana portuguesa. Para quem o usa o coração é um símbolo de honestidade e generosidade.

Quais são as principais características das contas de Viana?

As contas de Viana descendem das contas gregas: são ocas por dentro, o que as torna leves, e perfeitamente esféricas. Distinguem-se, no entanto, pelo fio em filigrana e por um pequeno ponto ao centro. p> Surgiram pela dificuldade em comprar um colar inteiro em filigrana: as mulheres iam comprando conta a conta até conseguir fazer um fio inteiro.

Qual a origem do Coração de Viana?

Os corações de Viana têm origem marcadamente religiosa. Na antiguidade clássica o coração representava o centro da vida, da solidariedade, da fraternidade e amor, sendo estas as características mais salientes na vida dos santos, por isso eram representados com o coração fora do peito.

Qual é a origem da Viana do Castelo?

A alocação dele a Viana do Castelo pode ter-se dado com a popularização dos trajes tradicionais vianenses, empurrada pelo estado de graça em que a Romaria da Senhora da Agonia se tornou nos últimos anos, e com toda a justiça. A sua origem é de cálculo difícil.

Qual a origem da região de Viana?

A ocupação humana da região de Viana remonta ao Mesolítico, conforme o testemunham inúmeros achados arqueológicos (anteriores à cidadela pré-romana) no Monte de Santa Luzia. A povoação de Viana recebera Carta de Foral de Afonso III de Portugal em 18 de julho de 1258, tendo passado a chamar-se Viana da Foz do Lima.

Como ir para o sul de Viana do Castelo?

Saia de Viana do Castelo pela ponte desenhada por Eiffel e vir à direita na segunda rotunda, seguindo as placas indicativas. Em Castelo de Neiva, visite o típico portinho de pesca e assista à labuta destas gentes do mar. Com sorte, poderá ver a chegada dos pequenos barcos coloridos e, quem sabe, comprar peixe fresco.

Postagens relacionadas: