Dermatite atópica
Índice
- Quais são as causas da dermatite atópica?
- O que é o eczema atópico?
- Quando o eczema começa a desaparecer?
- Como saber se tenho dermatite atópica?
- Qual a diferença entre dermatite atópica e eczema?
- Como é o quadro clínico da dermatite atópica?
- O que é dermatite atópica?
- Quais são as causas do eczema?
- Quando o eczema começa a desaparecer?
- Quanto tempo dura o eczema?
- Como é feito o diagnóstico do eczema?
- Como tratar o eczema nas crianças?
Quais são as causas da dermatite atópica?
A dermatite atópica costuma ocorrer entre pessoas da mesma família, juntamente com a asma ou a rinite alérgica. Pode surgir ou ser desencadeada por substâncias que provocam reações alérgicas, como as presentes nos pelos de animais de estimação; condições ambientais, como roupas que provocam coceira; ou emoções, como o estresse.
O que é o eczema atópico?
Na fase pre-puberal, além da vermelhidão e da coceira intensa, é também muito comum um espessamento da pele em forma de placas ásperas nas faces flexoras das articulações, como a fossa cubital (fossa do cotovelo) e fossa poplítea (fossa do joelho). Pescoço, punhos e tornozelos também são frequentemente acometidos.
Quando o eczema começa a desaparecer?
Em crianças, ele geralmente começa a desaparecer por volta dos cinco ou seis anos, mas as crises poderão ocorrer com frequência. Em adultos, é geralmente uma doença prolongada ou recorrente. As pessoas com eczema tendem a apresentar pele seca com mais probabilidade de crises no inverno, devido aos banhos muito quentes e contato com lã.
Como saber se tenho dermatite atópica?
O diagnóstico é clínico e feito pelo médico através da análise da pele ou durante uma consulta de rotina, em que se consideram o histórico médico e familiar do paciente. Em casos duvidosos, pode ser realizado uma biópsia de pele. Os principais fatores de risco para a dermatite atópica ou surgimento das crises são:
Qual a diferença entre dermatite atópica e eczema?
Em bebês, o eczema causa manchas avermelhadas ásperas e escamosas, principalmente nas bochechas e no queixo. Em crianças mais velhas e adultos, as manchas de dermatite atópica se concentram principalmente no pescoço e nas dobras da pele ao redor dos cotovelos, pulsos e atrás dos joelhos.
Como é o quadro clínico da dermatite atópica?
O quadro clínico da dermatite atópica muda conforme a fase da doença. Na fase infantil, o quadro é de lesões avermelhadas, descamativas, com crostas e intenso prurido. As faces extensoras das articulações, como cotovelos e joelhos, o rosto e o couro cabeludo são os locais mais afetados.
Referências O que é dermatite atópica? A dermatite atópica, também conhecida como eczema atópico, é um problema de pele comum em bebês e crianças, mas que também pode acometer adultos.
Quais são as causas do eczema?
Quais são os sintomas de eczema?
Se sua pele coça e fica vermelha de vez em quando, você pode ter eczema. Essa condição de pele é muito comum em crianças, mas os adultos também podem desenvolvê-la. Cada tipo de eczema tem seu próprio conjunto de sintomas e gatilhos, mas existem sintomas comuns a todos eles: pele seca, descamação, vermelhidão e coceira.
Quanto tempo dura o eczema?
O prognóstico do paciente com dermatite atópica Em muitos casos, o eczema passa e os sintomas podem desaparecer completamente por alguns meses ou até mesmo anos. Em muitas crianças, começa a melhorar com a idade de 5 ou 6 anos; outras podem ter uma exacerbação durante toda a adolescência e enquanto forem jovens.
Como é feito o diagnóstico do eczema?
O diagnóstico do eczema é feito a partir de um exame dermatológico, em que são observadas as características das lesões da pele. Além disso, pode ser indicada a realização de exame de alergia com o objetivo de identificar o fator responsável pelo eczema. Veja como é feito o teste de alergia.
Como tratar o eczema nas crianças?
Nas crianças, o eczema costuma aparecer após os 3 meses, podendo durar até adolescência. O tratamento deve ser feito de acordo com a orientação do pediatra, podendo ser indicado o uso de corticoides ou anti-histamínicos, além de ser importante manter a pele hidratada.