Associação natação lisboa

associação natação lisboa

O que é o Clube Nacional de Natação?

O Clube Nacional de Natação é uma agremiação desportiva sedeada em Lisboa, cujo objectivo principal é o ensino e a prática da natação e basquetebol nas suas diferentes vertentes: lazer, recreação, desportiva e humanitária. O nosso complexo desportivo é composto por: - 1 Piscina de 25 metros coberta (Tratamento UV)

Quando foi criado o clube de natação do Porto?

Em 1930 passou a designar-se por Delegação no Porto da Liga Portuguesa dos Clubes de Natação, seguindo-se Associação Portuense de Natação para sofrer nova alteração em 1949 com a designação de Associação de Natação do Porto.

Como surgiu a Liga Portuguesa dos Amadores de Natação?

Foi fundada em 1920 como Liga Portuguesa dos Amadores de Natação, sofrendo várias mudanças de nome ao longo da sua história. Em 1930 passou a designar-se por Delegação no Porto da Liga Portuguesa dos Clubes de Natação, seguindo-se Associação Portuense de Natação para sofrer nova alteração em 1949 com a designação de Associação de Natação do Porto.

Qual é a diferença entre natação pura e natação sincronizada?

Foi somente em 1968 que a FINA reconheceu a Natação Sincronizada como uma disciplina aquática, a par da natação pura, saltos para a água e polo aquático. Somente em 1984 o Comité Olímpico Internacional incorpora a Natação Sincronizada como uma modalidade olímpica, ainda que somente com solos e duetos até 1992.

Qual a importância da natação?

A natação é uma atividade física baseada na capacidade humana de se locomover na água (nadar). Há relatos e indícios da prática do nado há milhares de anos. Como esporte, a natação aparece em competições desde meados do século XIX. Está presente também desde a primeira Olimpíada da era moderna em 1896, possuindo uma grande evolução ao longo do ...

Quais foram as primeiras competições de Natação?

Em 1874, é redigido o primeiro livro de regras da natação. Em 1896, nos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em Atenas, a natação é uma das nove modalidades disputadas. O primeiro campeão olímpico de natação foi o húngaro Alfréd Hajós.

Qual foi o primeiro campeão olímpico de Natação?

O primeiro campeão olímpico de natação foi o húngaro Alfréd Hajós. Desde então, a natação evoluiu, surgiram os estilos de nado: Crawl - braçadas alternadas e movimento vertical, também alternado; Costas - Movimentos de braços e pernas alternado como no crawl, mas de costas para fundo da piscina;

Quem criou a Liga de Natação?

Em 1907, Álvaro Lacerda, representante do Real Velo Clube do Porto, propôs que fosse criada uma liga de natação.

Como surgiu a natação?

A natação surgiu por volta do ano de 2.500 a.C. Nesta época, a arte de nadar estava incluída na educação dos egípcios. Na Grécia e na antiga Roma, a natação fazia parte do treinamento militar e o simples fato de saber nadar proporcionava status social.

O que é a Federação Portuguesa de Natação?

A Federação Portuguesa de Natação (FPN) é a entidade coordenadora da pratica desportiva da natação em Portugal, federando vários clubes e associações, promovendo o ensino e a prática da natação nas suas diversas disciplinas: Natação Pura, Natação Adaptada, Pólo Aquático, Saltos, Natação Sincronizada, Águas Abertas, Masters e Mergulho Aquático .

Quais foram as primeiras disputas de Natação?

O filósofo Platão, por exemplo, afirmava que os indivíduos que não haviam aprendido a nadar não poderiam ser considerados educados. Foi na civilização grega, inclusive, que surgiram as primeiras disputas de natação: os Jogos Ístmicos, disputados em homenagem ao deus Poseidon.

Postagens relacionadas: