A serra

a serra

O que são serras e para que servem?

A lâmina destas serras consiste num disco metálico e são na sua maioria accionadas por energia eléctrica. São utilizadas para cortes em linha. Podem ser de uso doméstico ou industrial caso em que as lâminas estão numa posição fixa numa mesa apropriada onde é deslocado o material a cortar. Nas antigas serrações estas serras eram accionadas por água.

Quais são os diferentes tipos de serras manuais?

Existem outras serras manuais de maior porte acionadas duas pessoas exercendo força alternadamente em cada extremo da lâmina. As serras eléctricas podem ser domésticas ou industriais usadas nas serrações de madeira. São usadas por pessoas que trabalham com madeira e corte de árvores.

Quais são as formas de energia utilizadas nas serras antigas?

Existem serras acionadas por outras formas de energia nomeadamente água, o meio privilegiado pelas antigas serrações que por isso se localizavam junto a cursos de água, e ainda vapor de água resultante do aquecimento desta a elevadas temperaturas.

O que são serras manuais e para que servem?

As serras manuais são muito usadas em projetos de marcenaria e bricolagem. São ideais para cortar tábuas, painéis de madeira maciça ou MDF. Mas há Também os serrotes, que possuem punho de madeira ou de plástico, uma superfície leve e antiderrapante.

Quais são as serras do Sul de Minas?

No sul de Minas, você encontrará um sistema de serras em sucessão: Gomeira, Nogueira, Ouro Fala, Condado, Paiol, Alambari – de norte a sul, parecem um conjunto de ondas que convergem na formação dominante da Mantiqueira no Agulhas Negras.

Qual a diferença entre serras e cordilheiras?

Da mesma forma que as serras reúnem várias montanhas, as cordilheiras englobam cadeias de serras. Assim como as serras têm um desenho linear, sendo bem mais compridas do que largas, as cordilheiras apresentam uma certa orientação, resultante do alinhamento das serras que as compõem.

Quais são as fontes de energia utilizadas pelos nossos antepassados?

Com ela fizemos uma viagem ao mundo das energias, utilizadas pelos nossos antepassados. Falou-nos que antigamente o homem recorria a diferentes fontes de energia (carvão, azeite e petróleo) e utilizavam alguns utensílios diferentes dos nossos dias, tais como: ferros de engomar, candeeiros, lampiões, lamparinas, almotolias (azeiteiras)…

Qual a importância da energia ao longo da história?

A energia ao longo da história. Ao longo dos séculos, a matriz energética evoluiu bastante. Por muito tempo, nos primórdios da humanidade, a força muscular foi a principal fonte de energia utilizada pelo homem. Há cerca de apenas 400 mil anos ocorreu o primeiro avanço tecnológico, o uso do fogo e de utensílios para a caça e a pesca.

Qual é a forma de energia mais utilizada no mundo?

A energia elétrica é a forma de energia mais utilizada no mundo. Ela pode ser obtida de várias maneiras, mas a principal fonte provém das usinas hidrelétricas.

Qual foi a principal fonte de energia utilizada pelo homem?

Por muito tempo, nos primórdios da humanidade, a força muscular foi a principal fonte de energia utilizada pelo homem. Há cerca de apenas 400 mil anos ocorreu o primeiro avanço tecnológico, o uso do fogo e de utensílios para a caça e a pesca.

Postagens relacionadas: