Ucrania minuto

ucrania minuto

O que aconteceu com a Ucrânia?

Kharkiv é a segunda maior cidade ucraniana. O exército russo tomou o porto e a estação ferroviária de Kherson, cidade no sul da Ucrânia, adiantou Igor Kolyhav, presidente da Câmara de Kherson. A CNN diz que veículos militares entraram na cidade, depois de fortes bombardeamentos.

Quantos mortos e feridos têm na Ucrania?

Atualmente, temos conhecimento de 16 mortos e 59 feridos, 25 dos quais estão hospitalizados. As informações estão a ser atualizadas, disse o chefe dos serviços de emergência ucranianos, Sergiy Kruk, no Telegram.

O que acontecerá com os estabelecimentos de ensino da Ucrânia?

De acordo com o governo ucraniano, 1.200 estabelecimentos de ensino do país terão sido destruídas desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro. Na região de Jitomir, os ataques terão destruído 70 escolas que, segundo João Costa, apresentam diferentes níveis de destruição. Jitomir fica a cerca de 150 quilómetros de Kiev.

Quais são as proteções temporárias da Ucrânia desde o início da guerra?

Segundo a última atualização feita pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), desde o início da guerra, em 24 de fevereiro, Portugal concedeu 44.968 proteções temporárias a cidadãos ucranianos e a estrangeiros que residiam na Ucrânia, 27.765 dos quais a mulheres e 17.203 homens.

O que aconteceu com a Ucrânia antes da invasão?

No final do ano passado, Putin passou a enviar tropas para as regiões de fronteira com a Ucrânia e no dia 21 de fevereiro — três dias antes da invasão — reconheceu a independência das duas regiões separatistas.

Quais são as principais características da Ucrânia?

Nação democrática de 44 milhões de pessoas, a Ucrânia é o maior país da Europa por área depois da própria Rússia. O país votou pela independência no outono da União Soviética e recentemente intensificou os esforços para se juntar à OTAN e à União Europeia, aspirações que enfurecem Moscou. Leia a história completa

Como a população russa enxerga os últimos acontecimentos na Ucrânia?

A invasão é recente e é difícil saber exatamente como a população russa enxerga os últimos acontecimentos na Ucrânia. Mas desde que a tensão começou a escalar na região, a popularidade de Vladimir Putin cresceu na Rússia.

Qual o impacto do conflito Ucraniano no resultado das eleições presidenciais?

Tudo isso pode ainda impactar diretamente no resultado das eleições presidenciais, marcadas para outubro, já que o peso de problemas econômicos e inflação alta costuma sempre cair sobre o chefe de Estado atual. Nos últimos três dias, o conflito ucraniano ainda gerou um impacto na cotação do dólar em relação ao real.

Postagens relacionadas: