Iodo

iodo

Qual a função do iodo?

Função do iodo. A função do iodo é regular a produção de hormônios pela glândula tireoide. O iodo serve para manter equilibrado os processos metabólicos do crescimento e desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso, desde a 15ª semana de gestação até os 3 anos de idade.

Quando é indicado o suplemento de iodo?

O suplemento de iodo é indicado quando é identificada deficiência desse mineral e os níveis não regularizam mesmo com o aumento do consumo de alimentos ricos em iodo. Assim, o médico pode indicar a realização da suplementação desse mineral, sendo principalmente indicada nos casos de bócio, hipertireoidismo e câncer de tireoide.

Onde o iodo é encontrado?

Ele também é encontrado em outras plantas e animais do mar. Países que dependem de ingestão significativa de frutos do mar e algas marinhas, como o Japão, possuem uma ingestão de Iodo muito maior do que muitos países sem litoral.

Qual o peso do iodo?

Assim como as demais substâncias de seu grupo (os halogênios), o iodo não é encontrado em estado livre na natureza. Seu peso específico é de 4,93 g/cm3, com um ponto de fusão localizado em aproximadamente 113,7 graus Celsius, possuindo um peso atômico de 126,9.

Qual a importância do iodo para o organismo?

O iodo sofre em seu sistema de captação intracelular uma competição entre os elementos chamados halogênios, como o Cloro, Bromo e o Flúor, os quais penetram pelo mesmo sistema co-transportador e, assim, as células trabalham captando os elementos em maior concentração.

Quais são as principais fontes de iodo?

De acordo com o Ministério da Saúde, além do sal iodado, as principais fontes de iodo são os alimentos de origem marinha, em especial os peixes de água salgada. Já para os vegetarianos, os vegetais que vem de solos ricos em iodo também configuram boas fontes do micronutriente.

Qual a quantidade ideal de iodo?

A quantidade ideal recomendada de iodo varia de acordo com a idade. Segundo a Organização Mundial da Saúde a quantidade ideal de ingestão do mineral é a seguinte: Contudo, o excesso pode ser um problema. É considerado excesso quando o consumo de iodo ultrapassa 400 vezes a quantidade diária indicada.

Qual a função do iodo na circulação?

Na circulação, é encontrado livre e ligado à proteína, o iodo ligado predomina. Necessário para a produção do hormônio da tireóide. Envolvido na taxa de metabolismo, crescimento e reprodução.

Como foi descoberto o iodo?

O iodo foi descoberto pelo químico francês Bernard Courtois em 1811 a partir de algas marinhas, não continuando com suas investigações por falta de dinheiro. Posteriormente, o químico inglês Humphry Davy e o químico francês Gay-Lussac estudaram em separado a substância e terminaram identificando-a definitivamente como um novo elemento.

Qual a importância do iodo para o organismo?

O iodo é um mineral essencial para o organismo, servindo para diversas funções, sendo as principais: Formar os hormônios T3 e T4 pela tireoide, prevenindo doenças relacionadas com essa glândula, como hipertireoidismo, bócio e câncer; Promover o crescimento fetal e o desenvolvimento do sistema nervoso;

Quais são as propriedades do iodo?

O iodo exibe determinadas propriedades de metais, além de combinar-se com muitos outros elementos, sendo porém menos ativo que os demais elementos halogênios, que o removem dos iodetos. Assim como as demais substâncias de seu grupo (os halogênios), o iodo não é encontrado em estado livre na natureza.

Qual é o símbolo do iodo?

O que é? O iodo é um elemento químico cujo símbolo é I, possui número atômico 53 (53 prótons e 53 elétrons) e massa atômica 126,9 u. Classifica-se como ametal do grupo dos halogênios (família 7A) na classificação periódica dos elementos, sendo o menos reativo e o menos eletronegativo de todos os elementos do seu grupo.

Postagens relacionadas: